Melhor Compra 2023 – Os melhores carros elétricos do Brasil
Além de custos e dados de ficha técnica, vale muito a experiência que a redação teve com o carro, para ele ser indicado
Carros elétricos até R$ 300.000
1º – BYD Yuan Plus: R$ 269.990
Em dimensões, desempenho e equipamentos, o BYD Yuan Plus nada deve aos SUVs a combustão premiados neste Melhor Compra. Mas é um elétrico com 204 cv e bateria de 60,5 kWh, com autonomia projetada de 375 km (baseada em nosso teste). E o preço está pouco acima dos similares a gasolina!
2º – Peugeot e-208 GT: R$ 221.997
Ainda que custe o dobro de sua versão mais cara a combustão, o Peugeot e-208 é um dos nossos elétricos favoritos para uso urbano. O motor de 136 cv é suficiente e a bateria de 50 kWh rende bons 362 km (Inmetro). Ainda tem pacote de segurança avançada completo e até acabamento interno melhor.
3º – Fiat 500e Icon: R$ 224.990
O 500e também é um bom elétrico urbano, mas fica para trás por conta do motor de 118 cv e da bateria de 42,2 kWh, que rende 270 km (nosso teste). Mas sua simpatia é reforçada pelo fato de tocar a música tema do filme italiano Amacord quando se desloca devagar. É a compra mais emocional entre EVs.
Carros elétricos acima de R$ 300.000
1º – Volvo XC40 Recharge Plus: R$ 329.950
Esta versão do Volvo XC40 elétrico só tem um motor dianteiro de 231 cv, que é muito suficiente para ele. Em nosso teste, a autonomia projetada da bateria de 69 kWh é de bons 428 km. Nenhuma marca de luxo ou generalista conseguiu entregar rendimento melhor em um elétrico nessa faixa de preço. Ainda.
2º – BMW i4 M50: R$ 599.950
Existe diversão entre os carros elétricos. Esta versão com dois motores e 544 cv chega aos 100 km/h em 3,9 s, praticamente o mesmo tempo de um BMW M3. Não tem o ronco de um seis-cilindros, mas emula um som interessante na cabine. A bateria de 80,7 kWh rendeu autonomia projetada de 395 km.
3º – BMW iX xDrive50 Sport: R$ 889.950
Ainda que tenha dois motores e 523 cv, a bateria de 111,5 kWh garante ao iX xDrive50 a maior autonomia entre os elétricos no Brasil: 528 km (Inmetro). Rende ainda mais, pois fomos de São Paulo (SP) a Araquari (SC), percorrendo 460 km com sobra de 20% da bateria e promessa de mais 196 km ao final.