1º – GWM Haval H6 Premium HEV: R$ 214.000
O Haval H6 HEV é híbrido pleno (recarrega sozinho) como o Corolla Cross, mas a combinação de motor 1.5 turbo e dois elétricos rende 243 cv (contra 122 cv). Além disso, é um SUV médio com o porte do RAV4 (3o lugar em 2022) e custa só R$ 4.110 a mais que o Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 209.890).
2º – Honda Civic e-HEV: R$ 244.900
O sistema híbrido do Civic é engenhoso. Até 120 km/h quem o move é um motor elétrico de 184 cv alimentado pela energia gerada pelo 2.0 de 145 cv a gasolina, o qual empurra apenas em alta velocidade. Anda centenas de quilômetros fazendo mais de 20 km/l, mas teve só 320 unidades vendidas até junho.
3º – GWM Haval H6 Premium PHEV: R$ 263.000
Parece o mesmo carro, mas não é. O Haval H6 híbrido plug-in tem um motor elétrico traseiro que garante tração 4×4 e 393 cv. Sua bateria de 34 kWh aceita recarga rápida e permite rodar até 113 km (Inmetro) apenas no modo elétrico. A versão Premium tem teto solar, indicada a quem não vai blindar.
Carros híbridos acima de R$ 300.000
1º – Volvo XC60 T8 Polestar: R$ 466.950
Um dos híbridos mais vendidos do Brasil há anos, o XC60 T8 tem 462 cv e 55 km de autonomia elétrica. A versão Polestar Engineered traz amortecedores Öhlins ajustáveis manualmente, bancos esportivos e até cintos na cor amarela, e desfruta de dinâmica mais adequada à potência do seu conjunto mecânico.
2º – GWM Haval H6 GT PHEV: R$ 315.000
O Haval H6 GT exibe carroceria de SUV cupê, mas a mesma mecânica do H6 PHEV normal, com 393 cv. Seu argumento de venda é o estilo de X6 a um preço convidativo. Contudo, embora seu acabamento seja bom e o pacote de equipamentos farto, não deve ser tratado como um carro de luxo.
3º – Porsche Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo: R$ 709.000
Sim, é possível comprar uma enorme perua híbrida no Brasil. Combina um V6 2.9 turbo a um elétrico, somando 462 cv, e sua bateria de 17,9 kWh se garante por até 50 km em modo puramente elétrico. O preço é justificado pela centena de equipamentos oferecidos como opcionais.