1º – Honda City EX 1.5 CVT: R$ 118.700
Olha só quem está por aqui novamente. O detalhe é que em 2022 o City sedã era representado pela versão EXL (que hoje custa R$ 128.000), que somaria bancos de couro, câmera de visão lateral, instrumentos parcialmente digitais e ar digital, por exemplo. Mas a falta de câmera de ré e sensor de estacionamento é notável.
O City EX tem seis airbags, faróis de led, chave presencial e central com Android Auto e CarPlay. O motor 1.5 com injeção direta e 126 cv de potência o faz andar bem e é frugal, mas pesa no preço das revisões frente aos rivais 1.0 turbo. Custos com seguro e peças ficaram ainda mais baixos neste ano, reforçando o merecido bicampeonato.
Custos do Honda City EX 1.5 CVT
Bolsa de valores |
Peças |
Revisões |
Desvalorização – 6,10% Seguro R$ 3.450 Rede 212 Equipamentos ESP, MUL, AB6, AUT |
Amortecedores dianteiros R$ 1.104 Pastilhas de freio R$ 594 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 1.849 Para-choque dianteiro R$ 918 Retrovisor esquerdo R$ 1.011 Total R$ 5.476 |
10.000 km R$ 402 20.000 km R$ 660 30.000 km R$ 801 40.000 km R$ 1.774 50.000 km R$ 689 60.000 km R$ 1.302 Total R$ 5.628 |
2º – Volkswagen Virtus TSI AT: R$ 115.390
O Virtus está melhor que o Polo após a reestilização que os tornou independentes. Ele está mais equipado: até esta versão básica automática tem piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e seis airbags. Isso com o bom motor 1.0 TSI de 116 cv e o espaço garantido pelos 2,65 m de entre-eixos. Seus custos, porém, são os mais altos por aqui.
Custos do Volkswagen Virtus TSI AT
Bolsa de valores |
Peças |
Revisões |
Desvalorização – Seguro R$ 5.208 Rede 500 Equipamentos MUL, EST, ESP, AB6, AUT, ADAS, ACC, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.759 Pastilhas de freio R$ 319 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 3.080 Para-choque dianteiro R$ 533 Retrovisor esquerdo R$ 1.376 Total R$ 7.067 |
10.000 km R$ 734 20.000 km R$ 814 30.000 km R$ 724 40.000 km R$ 1.435 50.000 km R$ 724 60.000 km R$ 814 Total R$ 5.245 |
3º – Hyundai HB20S Platinum 1.0 AT: R$ 117.390
A versão Platinum é quase a mais completa do HB20S, mas o sedã fica em terceiro por ser menos espaçoso e por todo o pacote de sistemas de segurança avançada (como frenagem de emergência, assistente de faixa e alerta de ponto cego) estarem apenas na versão Platinum Plus (R$ 126.590). Mas seus custos de propriedade são baixos.
Custos do Hyundai HB20S Platinum 1.0T
Bolsa de valores |
Peças |
Revisões |
Desvalorização -16,09% Seguro R$ 3.154 Rede 224 Equipamentos MUL, EST, ESP, AB6, AUT, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.172 Pastilhas de freio R$ 439 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 3.911 Para-choque dianteiro R$ 839 Retrovisor esquerdo R$ 748 Total R$ 7.109 |
10.000 km R$ 367 20.000 km R$ 670 30.000 km R$ 675 40.000 km R$ 862 50.000 km R$ 641 60.000 km R$ 1.240 Total R$ 4.455 |