1º Renault Megane E-Tech: R$ 279.900
Logo após nossa votação, a Renault anunciou uma ação de vendas reduzindo o preço em R$ 80.000, para R$ 199.990. Mas não mudou no preço de tabela. Fato é que o Megane E-Tech anda bem com seu motor de 220 cv, tem boa suspensão, recarga AC a 22 kW, cabine interessante e presença nas ruas.
2º BYD Yuan Plus: R$ 229.900
O Yuan Plus é um dos BYD mais equilibrados em termos de porte, motor, suspensão e bateria. Custa na faixa do Jeep Compass Limited e tem motor de 204 cv e 60 kW para rodar até 294 km (Inmetro). A cabine com visual mais exótico joga contra e sua baixa potência de recarga AC (6,6 kW) também.
3º Volvo EC40 Recharge Plus: R$ 359.950
EC40 é o novo nome do C40, enquanto a versão convencional evoluiu de XC40 para EX40. Na versão Recharge Plus tem apenas um motor elétrico traseiro de 272 cv e bateria de 69 kWh. Superou o EX30 na votação por ter mais espaço e autonomia com o mesmo motor (385 km, contra 338 km).
Carros elétricos acima de R$ 500.000
1º Porsche Macan EV Turbo: R$ 770.000
O Macan EV chega ao Brasil em breve, mas já dirigimos ele na França. Usa uma nova arquitetura elétrica, diferente do Macan a combustão, que permite recargas a até 270 kW. Seus dois motores somam 639 cv, mas seu preço equivale ao do Macan GTS convencional, com apenas 440 cv.
2º BMW iX50 xDrive: R$ 889.950
Se à primeira vista o estilo causa estranheza, segue vários conceitos para eficiência. O iX usa materiais compostos na carroceria e nas baterias que minimizam os impactos ambientais, e seus dois motores elétricos, que somam 523 cv, são muito eficientes: a bateria de 78 kWh permite rodar 528 km (Inmetro).
3º Audi SQ8 Sportback e-tron: R$ 864.990
O SUV elétrico mais potente da Audi tem um motor elétrico dianteiro e dois traseiros para somar 503 cv. Além de muitas telas, os retrovisores podem dar lugar a câmeras por mais R$ 15.000. Se chega aos 100 km/h em 4,5 s, a bateria de 114 kWh é consumida rapidamente: a autonomia é de 307 km (Inmetro).