Melhor Compra: Os melhores carros esportivos do Brasil em 2024
Fiat Fastback Abarth e o Honda Civic Type R representam os esportivos mais acessíveis das três categorias de esportivos do Melhor Compra 2024
1º – Honda Civic Type R: R$ 429.900
Lenda da indústria, o Civic Type R vive seu ápice antes de se render à eletrificação justamente no momento em que é vendido no Brasil pela primeira vez. Este é o carro com tração dianteira mais rápido do mundo e, para isso, tem elementos estruturais e mecânicos levados ao limite.
Ele chega importado do Japão com motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm, que é comandado pelo câmbio manual de seis marchas. Por sinal, é o único Honda com câmbio manual vendido no Brasil em muitos anos. Como resultado, o motorista tem uma experiência mais pura de condução, que é muito mais surpreendente que o 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização 0,00% Seguro R$ 7.565 Rede 212 Equipamentos ESP, MUL, AB6, ADAS, ACC |
Amortecedores dianteiros R$ 5.640 Pastilhas de freio R$ 6.234 Kit de embreagem R$ 5.340 Farol esquerdo R$ 15.087 Para-choque dianteiro R$ 4.080 Retrovisor esquerdo R$ 4.326 Total R$ 40.707 |
10.000 km R$ 529 20.000 km R$ 956 30.000 km R$ 874 40.000 km R$ 1.343 50.000 km R$ 744 60.000 km R$ 1.473 Total R$ 5.919 |
2º – Fiat Fastback Abarth: R$ 160.990
Aos maiores críticos dos SUVs compactos podemos assegurar que o Fastback Abarth é mais esportivo que SUV. É leve para o 1.3 turbo com 185 cv e seu ronco empolga, assim como o modo esportivo que permite emular backfire no escape. E ainda tem o porta-malas com 600 litros, muito maior do que se encontra em qualquer SUV semelhante.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização – Seguro R$ 4.284 Rede 520 Equipamentos MUL, EST, ESP, AB6, AUT, ADAS, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.160 Pastilhas de freio R$ 519 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 3.917 Para-choque dianteiro R$ 4.389 Retrovisor esquerdo R$ 1.282 Total R$ 11.267 |
10.000 km R$ 768 20.000 km R$ 892 30.000 km R$ 768 40.000 km R$ 1.104 50.000 km R$ 800 60.000 km R$ 1.448 Total R$ 5.780 |
3º – Porsche 718 Cayman • R$ 535.000 •
O Cayman básico tem motor 2.0 boxer turbo de 300 cv em posição central, câmbio PDK de sete marchas, tração traseira e chega aos 100 km/h em 4,9 s. É outro mundo para o bem e para o mal: nele, até o volante multifuncional é opcional, mas há três opções disponíveis para o comprador.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -7,2% Seguro R$ 20.572 Rede 13 Equipamentos MUL, EST, ESP, AB6, AUT, S&S |
Amortecedores dianteiros n/d Pastilhas de freio n/d Kit de embreagem – Farol esquerdo n/d Para-choque dianteiro n/d Retrovisor esquerdo n/d Total – |
10.000 km n/d 20.000 km n/d 30.000 km n/d 40.000 km n/d 50.000 km n/d 60.000 km n/d Total R$ 17.100 (contrato) |
Carros esportivos até 500cv
1º BMW M2 Track : R$ 680.950
É a prova de que a capacidade e os fatores técnicos contam muito mais pontos por aqui que a beleza. O novo BMW M2 é, na prática, um M3 à moda antiga. Tem dimensões dos M3 de duas gerações atrás, ideais para um cupê esportivo. Junte a isso a distribuição de peso por igual entre os eixos e tenha um carro excelente para acelerar em pistas travadas.
Melhor que isso é que sua suspensão é, pelo ponto de vista técnico, praticamente a mesma de um M3. O motor também é igual, contudo este seis-cilindros 3.0 biturbo que equipa o M2 tem programação para render 460 cv ou 50 cv a menos do que rende no irmão maior. A tração, ainda por cima, é traseira. A versão Track tem mais componentes em fibra de carbono, como o teto; a versão convencional tem teto solar e é 24 kg mais pesada. Uma vantagem frente aos M3 é poder ser usado no dia a dia, como um Porsche.
2º Ford Mustang GT Performance: R$ 529.000
Uma das grandes evoluções desta reestilização do Ford Mustang, além do design, é a suspensão adaptativa com quatro modos e até uma função que detecta buracos. Preservou as barras estabilizadoras e o motor do antigo Mustang Mach 1: um V8 5.0 com 488 cv. O câmbio manual de dez marchas ajuda a fazer de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
3º Porsche 911 GTS: R$ 1.055.000
Os Porsche 911 tinham preços mais acessíveis até pouco tempo atrás. O 911 GTS é uma das versões mais equilibradas: tem o seis-cilindros 3.0 boxer biturbo em sua versão mais potente, com 480 cv, mas com uma série de componentes do 911 Turbo, como suspensão adaptativa, freios e até as rodas: 20” na frente e 21” atrás.
Esportivos acima de 500cv
1º BMW M3 Competition: R$ 829.950
Embora seja criado a partir do Série 3, o M3 tem alterações estruturais e técnicas suficientes para ser considerado um carro completamente diferente, todo pensado para ser rápido e ter uma distribuição de peso perfeita entre os dois eixos. Seu motor seis-cilindros 3.0 biturbo chega aos 510 cv.
2º Audi RS6 Performance: R$ 1.213.990
Representante das peruas, seu motor V8 4.0 biturbo híbrido leve gera 630 cv e se garante no câmbio automático de oito marchas e na tração integral para chegar aos 100 km/h em 3,4 segundos. Se o ronco encorpado não assustar, ainda é um carro familiar muito espaçoso.
3º Porsche 911 Turbo S: R$ 1.795.000
Este é o ápice dos 911 “convencionais”. Nele o boxer 3.7 biturbo rende 650 cv. E tem o desempenho como tal: chega aos 100 km/h em 2,7 s. O design icônico ainda esconde elementos de aerodinâmica ativa, cuja função é aumentar a pressão aerodinâmica apenas em alta velocidade.