Onix Plux, VW Virtus, HB20 e mais: os melhores sedãs seminovos do Brasil
Os sedãs podem e surpreender em espaço, conforto e desempenho. Confira quais foram os vencedores nesse segmento ainda tão disputado
ESCOLHA SEU PLANO B
Por conta da crise de abastecimento de semicondutores, estamos vivendo tempos difíceis. Quando falamos dos valores praticados nos automóveis nos dias de hoje, parece que voltamos ao passado, mais precisamente à década de 1980.
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Quem já era motorista naquela época há de se lembrar: os carros usados eram vendidos com preços maiores do que quando foram comprados. Fruto da falta de oferta e de uma inflação descontrolada.
Houve um momento em que, se a pessoa vendesse o carro em uma sexta-feira e não aplicasse o valor no chamado overnight, um investimento rápido e que permitia o saque de um dia para o outro, não conseguia comprar o mesmo carro na segunda-feira!
Hoje os tempos não são tão sombrios, mas estamos novamente vivendo uma fase de falta de veículos e inflação ameaçando. E, com isso, os seminovos estão cada vez mais caros.
Quem quer comprar um carro zero-km, que também está mais caro hoje, além de precisar se preparar para um gasto maior, pode não encontrar o veículo desejado. A alternativa é mudar a escolha ou partir para um seminovo, que também encareceu, porque, não à toa, o mercado de usados ficou aquecido.
Se esse é o seu caso, calma. Respire fundo e estude a situação. Você precisa comprar agora? Se a resposta for sim, esta reportagem vai ajudá-lo. Ela foi feita de forma que sejam escolhidas as melhores opções entre os seminovos, em quatro segmentos, cada um em duas faixas de preços.
Os valores considerados como referência são preços médios dos modelos no Brasil. Como existe um tempo entre a apuração e a publicação, pode ser que o mercado apresente mudanças hoje, quando você lê a revista.
De qualquer forma, foi levada em consideração a melhor relação custo/benefício para cada modelo selecionado. Nem sempre as indicações vão coincidir com o ranking dos mais vendidos no mercado, pois há carros que caíram no esquecimento do consumidor, mas representam excelentes opções.
Dica importante: pesquise, pois os preços variam conforme a região, o ano e a versão do veículo. Com isso, muitas vezes é possível encontrar carros mais novos e com quilometragens menores, entre os anunciados, por valores menores do que outros mais rodados ou mais velhos. Isso aconteceu constantemente na pesquisa que compõe nossa seleção. Desejamos que esta reportagem ajude você a fazer a melhor escolha.
Sedãs seminovos de R$ 60.000 a R$ 80.000
1º Onix Plus LTZ 2020 – R$ 70.000
Dono do melhor custo/benefício do grupo. Vale mais o 2020 do que o 2021, porque vários equipamentos foram perdidos na passagem de ano, como carregador por indução, controle de pressão dos pneus, portas USB para o banco traseiro, Wi-Fi e OnStar. O motor 1.0 turbo rende 116 cv.
2º Virtus Comfortline 200 TSI 2019 – R$ 75.000
Bem equipado, mas com grande variação de preços, em função dos pacotes Tech1 (borboletas no volante, chave presencial) e Tech2 (ar-condicionado Climatronic, detector de fadiga). Portanto, pesquise bastante antes de fechar negócio.
3º Hyundai HB20 Evolution 2020 – R$ 80.000
O design não agrada a maioria (“cara de bagre” é como ele é conhecido em algumas regiões), mas é robusto e bem equipado. E tem garantia de cinco anos, além de porta-malas de 475 litros. Esta versão é a mais barata do segmento a oferecer o motor 1.0 turbo, com 120 cv.
MELHOR COMPRA SEMINOVOS SEDÃS DE R$ 80.000 a R$ 120.000
1º Toyota Corolla XEi 2020 – R$ 120.000
Levou o primeiro por ser mais atual, renovado em setembro de 2019, quando foi lançada por aqui a 12ª geração. Utiliza a plataforma GA-C, que é 60% mais rígida do que a anterior. O motor é o Dynamic Force, VVT-iE, ciclo Atkinson, com 177 cv e câmbio CVT com dez velocidades simuladas.
2º Honda Civic EXL FlexOne 2020 – R$ 120.000
O Civic foi atualizado em 2020, mas trata-se apenas de um facelift, antes da chegada da 11ª geração, que será importada. Apresenta a melhor relação custo/benefício, pois conta com muitos equipamentos de série e porta-malas de 517 litros.
3º Jetta 1.4 250 R Line 2019 – R$ 120.000
Conta com extensa lista de equipamentos de série (detector de fadiga e controle de cruzeiro autoadaptativo entre eles) e é mais espaçoso que o anterior (4,3 cm mais longo, por exemplo). Mas é o mais velho do grupo, pelo mesmo valor de seus concorrentes aqui. O teto panorâmico é o único opcional.