Os Eleitos 2016: hatches compactos premium
Na pesquisa de satisfação dos proprietários, Fiesta foi o vencedor, seguido por Fox, Sandero, C3 e Punto
Este é o segundo pódio do Fiesta em Os Eleitos. São duas vitórias em três anos. Mas nem tudo é glória: foram 101,6 pontos em 2014 ante 96,7 de 2016. A nota que lhe garantiu o título é inferior ao que ele conseguiu no ano passado, quando ficou em terceiro.
No geral, a categoria inteira sofreu uma queda. Líder da última edição, o Peugeot 208 nem se classificou, por não estar entre os 45 mais vendidos. Já a nota do Fox (95,6) levou-o da sexta para a segunda posição – no entanto, se estivéssemos em 2015, essa pontuação o faria subir apenas ao quinto lugar.
Mas a empolgação com o Fiesta também cai ano a ano. Em 2014, foram 11 itens cotados acima de 100. No ano passado, cinco. Agora, apenas dois: design (102,4), acesso aos comandos (100,3).
Opinião do proprietário: “É bonito, confiável e não há outro em sua faixa de preço que ofereça o mesmo. O problema é a revenda” – Thiago Caldas Pagno, 35, Rondonópolis (MT).
Os elogios | design / acesso aos comandos |
---|---|
As críticas | confiabilidade do fabricante / preço de revenda |
Nota no ano anterior | 96,9 |
2º – VOLKSWAGEN FOX – 95,6
Ele foi o último do segmento e 33º da classificação geral do ano passado. Agora subiu para segundo, beneficiado pela queda geral no segmento. Mas se recuperou de forma notável. Havia sido o pior da turma em 14 quesitos em 2015, índice que caiu para cinco: visibilidade (95), acabamento interno (92,8), preço de compra (85,4), preço das peças (84,9) e espaço no porta-malas (84,5).
Nota no ano anterior: 93,1
3º – RENAULT SANDERO – 95,5
Por muito pouco o Sandero não faturou a vice-liderança: ficou apenas 0,1 ponto atrás do Fox. O Renault foi o melhor da categoria em quatro atributos: porta-malas (101,3), espaço interno (100,8), confiabilidade do fabricante (98,8) e acabamento interno (95,7). Por outro lado, teve a pior avaliação do grupo em segurança transmitida (90,4), ultrapassagem (90,9) e velocidade de arranque (94,2).
Nota no ano anterior: 97,0
4º – CITROËN C3 – 94,5
O francês escapou da lanterna por um triz. Foi o melhor da categoria em apenas um critério: visibilidade, com 99 pontos. E ficou na lanterna em outros cinco. Nenhuma nota ficou acima de 100, mas a pior também não foi gritante – 84,3 em consumo urbano. Essa avaliação mediana garantiu o quarto lugar, mesma posição do C3 no ano passado. Mas a nota geral do Citroën caiu 1,9 ponto – sinal de alerta.
Nota no ano anterior: 96,4
5º FIAT PUNTO – 94,1
Mesmo defasado, ele se manteve na quinta colocação. Não evoluiu, mas praticamente não regrediu – a nota em 2015 foi 94,4. O senão: ele estava à frente do Fox, que pulou para segundo. Mas este ano não há sexto colocado. Ou seja, sem se mexer, o Punto agora é o último da lista. E não está bem na foto: obteve as piores avaliações em oito quesitos. De elogios, só tamanho da rede (102,6) e design (100,9).
Nota no ano anterior: 94,4
COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.
Em 2016, foram ouvidos 2.499 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:
Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação
Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.
Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.
Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:
Custos | preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário |
---|---|
Confiança na marca | ser um fabricante confiável |
Cobertura da rede | ser um fabricante com ampla rede de concessionárias |
Design / modelo | ser um projeto moderno / design do carro |
Desempenho | rapidez no arranque |
Segurança | estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança |
Dirigibilidade | facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos |
Conforto | acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos |
Manutenção | durabilidade / resistência das peças |