Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

10 carros de série especial que se tornaram raridade no Brasil

Evento diferente, nicho de mercado, queima de estoque? Vale uma série especial – difícil é encontrá-las depois

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2021, 23h51 - Publicado em 23 dez 2020, 18h20
Chevette Jeans
Chevrolet Chevette Jeans: como o nome diz, esta edição limitada tinha todo o interior revestido em… jeans (Acervo/Quatro Rodas)

Chevrolet Chevette Jeans

Em 1979, o Chevette ganhou interior todo em jeans. Um dos anúncios dizia: “Chevette e jeans: as duas coisas mais descontraídas, esportivas e resistentes que existem”. Os jeans duram até hoje. Já o carrinho…

Chevrolet Omega Diamond

Omega Diamond
(Reprodução/Quatro Rodas)

O motor 3.0 ia ser aposentado, mas, em 1994, ainda havia um bom estoque na Chevrolet. Que tal então lançar uma série com um nome chamativo e preço tentador? Estava liberado o caminho para a transição rumo ao motor Powertech 4.1.

Voyage Los Angeles

290115-series-08.jpg
VW Voyage Los Angeles: lançada em homenagem aos Jogos Olímpicos de 1984, a série fez pouco sucesso por conta da chamativa cor azul (Acervo QR/Quatro Rodas)

A Volks sempre gostou dessa história de juntar um grande evento esportivo a uma série não tão grande assim. O mote em 1984 foi a Olimpíada de Los Angeles (EUA). Difícil foi achar quem gostasse do extravagante azul metálico.

Continua após a publicidade

VW Fusca 1300 GL

Fusca 1300 GL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Versão luxo do Fusca?! Fazia-se de tudo para esticar a vida do carro em 1982. O Fusca 1300 “Gran Luxo” tinha rádio AM-FM, acendedor de cigarros, janelas basculantes e bancos com apoio de cabeça. Achou pouco? Então você não conheceu o Fusca básico.

Fiat Mille Young

Mille Young
“Discretos”, o adesivo colorido era vendido como acessório (Fiat/Divulgação)

O Uno, rebatizado de Mille, já existia há tempos, quando, em 1997, a Fiat pensou em rejuvenescer a marca com uma série de… adesivos! E, sim, o carro podia sair da concessionária todo adesivado assim.

Havia mais mudanças, mas eram aquelas coisas espalhadas e espalhafatosas na lataria que faziam a diferença. Pelo menos ajudava a chamar atenção quando todo mundo só queria saber do Chevrolet Corsa.

Continua após a publicidade

Ford Escort XR3 Pace Car

290115-series-04.jpg
Ford Escort XR3 Pace Car: aproveitando a presença do esportivo como carro-madrinha do GP Brasil de F-1 de 1984, a Ford lançou uma série de apenas 350 unidades inspirada no veículo utilizado na prova – sem o giroflex, claro (Reprodução/Quatro Rodas)

Direto das pistas de Fórmula 1 para as ruas. De verdade! No caso, era o XR3 personalizado para o GP Brasil de 1984 nos tempos em que pace car era mais uma ação de marketing. Ah, ele não vinha com a sirene e giroflex no teto.

Ipanema Sol

Chevrolet Ipanema Sol
(Propagandas Antigas/Reprodução)

Essa perua já saía “bronzeada” da fábrica. A cor exclusiva foi a solução adotada pela Chevrolet em 1993 para dar à Ipanema um jeitão mais jovem e descontraído. De quebra, ainda vinha com uma lista bem fornida de equipamentos.

VW Parati Plus

VW Parati Plus
(Reprodução/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Não é a recente Plus. Em 1984, a VW viajou bonito e lançou uma Parati farofeira com caixa de isopor, guarda-sol, cadeira de praia, bola de vôlei, tudo com a marca personalizada da série. E vinha na exclusiva cor verde-água.

Ford Corcel II Os Campeões

Propaganda do lançamento do Corcel II Os Campões, série especial da Ford, para o
Propaganda do lançamento do Corcel II Os Campões, série especial da Ford, para os pilotos de Fórmula 1. (Reprodução/Quatro Rodas)

Quando os pilotos da F-1 vieram para o GP de 1983 encontraram um Corcel II feito para eles andarem por aqui. Jeitão de coisa exclusiva, mas com desconto de 50% nos itens extras que oferecia, entre eles, câmbio de cinco marchas. E ainda tinha pintura preta com detalhes dourados alusiva aos carros da Lotus.

VW Gol Copa

1206-copa-01.jpg
VW Gol Copa (1982): a Seleção Brasileira pode até ter decepcionado parando na Itália, mas esta série do Gol fez bonito rodas esportivas e a manopla de câmbio imitando uma bola de futebol (divulgação/Quatro Rodas)

Futebol, Copa do Mundo, Gol… Tudo a ver, né não? Foi o que a Volkswagen pensou. Para dar um toque extra, os anúncios chamavam o modelo de “El Gol”, numa alusão ao Mundial de 1982 na Espanha. A série era de fato especial, com rodas de liga, faróis de milha e a manopla de câmbio imitando uma bola de futebol

Propaganda do Gol Copa de 1982
Propaganda do Gol Copa de 1982 (reprodução/Internet)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.