308 sedã, 3008 reestilizado, DS 4S e C6: as novidades da Citroën/Peugeot na China
De reestilizações, como no 3008, a modelos completamente novos, como os Citroën C6, DS 4S e Peugeot 308 sedã, o grupo PSA investe em modelos exclusivos para o mercado chinês
Em crise no Brasil, o Grupo PSA vê na China seu mercado mais promissor — em 2015, as vendas da Peugeot subiram 6% em relação a 2014, enquanto a Citroën cresceu 10% e a DS viu seus números subirem estrondosos 46% no país. Por isso, a empresa vem dedicando, cada vez mais, modelos exclusivos a esse mercado, como os já conhecidos DS 5LS e DS 6. Agora, durante o Salão de Pequim, foram revelados os novos Citroën C6 e E-Elysee, DS 4S, e os Peugeot 308 sedã e 3008, todos exclusivamente desenvolvidos para a China.
Leia mais:
>> Teste: Citroën C4 Picasso fica mais esportivo, mas mantém vocação familiar
>> Teste: Aos cinco anos, DS 3 continua divertido
>> Impressões: Peugeot 208 1.2 é bom para os olhos e para o bolso
Desconhecido do Brasil (e sem chances de desembarcar por aqui), o sedã C-Elysee é o modelo mais vendido da Citroën na China — só em 2015 foram 90.000 unidades vendidas. Durante o evento chinês, a marca apresentou a versão elétrica do modelo, que abandona as motorizações a combustão em favor de uma elétrica com íons de lítio. Sem maiores detalhes técnicos divulgados, o E-Elysee promete entregar até 250 km de autonomia, enquanto o tempo de recarga é de 6 horas e meia ou 30 minutos no modo de recarga rápida.
A nova geração do C6, porém, é a principal estrela do estande da Citroën. Cerca de três anos e meio após ser oficialmente descontinuado, o modelo volta ao mercado chinês completamente renovado. O exterior deixou de lado o estilo polêmico da geração anterior, dando lugar a traços mais sólidos. O interior segue a mesma filosofia, mas estreia um quadro de instrumentos digital. O motor será um 1.8 turbo de 207 cv de potência e 28,6 mkgf de torque, enquanto a transmissão será automática de seis velocidades.
A novata DS não ficou de fora e apresentou o DS 4S, versão hatch do sedã DS 5LS e novo carro de entrada da marca. Assim como os últimos lançamentos da DS, o modelo adota a grade hexagonal com os chamados “DS Wings”, além de faróis recheados de leds (são 136 ao todo). A traseira faz referência ao pequeno DS 3, apesar de remeter ao rival Mercedes-Benz Classe A. O interior segue os traços da atual linha C4 (representada apenas pelo sedã C4 Lounge no Brasil).
A maior surpresa do evento, contudo, ficou nas mãos da Peugeot. O novo 308 sedã (não confunda com o 408!) já teve sua produção iniciada em parceria com a chinesa Dongfeng e sobre a plataforma EMP2. Será equipado com motores 1.2 e 1.6, ambos turbo, com transmissões manual e automática.
Por fim, o 3008 ganhou uma reestilização exclusiva para a China. Para-choques foram redesenhados, faróis ganharam novos arranjos internos e a grade frontal adotou o mesmo visual do irmão menor 2008.