508,7 km/h: SSC Tuatara é o novo carro de produção mais rápido do mundo
Superesportivo que desbancou o Bugatti Chiron e o Koenigsegg Agera tem motor V8 twin turbo flex de 1774 cv e aerodinâmica ativa, e beira os R$ 10 milhões
A Shelby Supercars (SSC) – de Jarod Shelby, sem qualquer relação com Carroll Shelby – finalmente revelou que seu mais novo supercarro, o Tuatara, é o mais novo carro de produção mais rápido do mundo.
Isso não quer dizer que seja carro de produção em massa. Até porque custa a partir de 1.625 milhão de dólares (9,06 milhões de reais no câmbio atual) e pode beirar os 2 milhões de dólares com opcionais.
O SSC Tuatara alcançou a velocidade máxima de 532,8 km/h em um trecho da State Route 160 no sul do estado de Nevada, nos Estados Unidos. Contudo, o recorde é estabelecido pela média das máximas nos dois sentidos da via mitigar os efeitos dos ventos laterais e traseiros, o que resultou em 508,7 km/h. Ao volante estava o piloto britânico Oliver Webb.
Foi neste mesmo local que o Koenigsegg Agera RS alcançou os 447,237 km/h, que já havia sido desbancado há um ano pelo Bugatti Chiron quando alcançou os 490,48 km/h em Ehra-Lessien, na Alemanha. E é um recorde controverso: foi estabelecido com apenas uma passagem na pista.
O SSC Tuatara pesa modestos 1.247 kg, mas é empurrado por um poderoso motor V8 5.9 Twin-turbo com virabrequim plano que gera 1.750 hp (1.774 cv) e 185,4 kgfm com E85 – 85% etanol e 15% gasolina. O câmbio é da italiana Cima, automatizado de sete marchas comandado por borboletas atrás do volante.
Mas a velocidades tão altas o design também tem grande influência, e é assinado por Jason Castriota. O coeficiente de arrasto é de meros 0.279 cx. Com ajuda das asas traseiras ativas, a pressão aerodinâmica se divide em 37% na frente e 63% atrás acima dos 240 km/h.
Não é a primeira vez que a SSC conquista o recorde de carro mais rápido do mundo. Em 2007 o antecessor do Tuatara, o Ultimate Aero, alcançou os 412,28 km/h na mesma rodovia. Àquela altura, destronou o Bugatti Veyron.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.