777 Hypercar custa R$ 40 milhões e tem simulador para treinar seus donos
Hipercarro italiano terá apenas sete unidades produzidas e seus proprietários poderão usá-lo, quando quiserem, no circuito de Monza, na Itália
777 Motors é uma nova fabricante criada pelo piloto e colecionador Andrea Levy, com sede no autódromo de Monza, na Itália. Seu modelo de estreia é nada mais, nada menos, do que um hipercarro de produção extremamente limitada e feito sob os moldes dos veículos que disputam provas de resistência.
O 777 Hypercar nada mais é do que um brinquedo para gente grande. Ele será, como o nome sugere, um hipercarro com homologação para as pistas, ou seja, não poderá andar em vias públicas, mas com a liberdade de não estar preso a nenhum regulamento de campeonato.
Isso permitiu que a empresa pudesse ousar no projeto. Assim, fechou parceria com diversas empresas do ramo. O chassi, por exemplo, foi feito pela Dallara e consiste em um monocoque de fibra de carbono extremamente leve e homologado pela FIA. A fabricante afirma que o peso total é de apenas 900 kg e que o chassi é capaz de gerar 2.100 kg de downforce a 370 km/h, e até 4g de aceleração lateral nas curvas.
Todo o design da carroceria foi assinado por Umberto Palermo. Como não havia limitações, o projetista pode fazer o que bem quis com o carro. Na dianteira, os faróis estreitos avançam sobre o para-lamas bem robusto e na traseira, o destaque vai para a grande asa, que contribui para a aerodinâmica do esportivo.
Já o motor é o 4.5 V8 aspirado de 740 cv a 9.000 rpm da Gibson Technology, que impulsionava o Alpine A480, vencedor das seis horas de Monza, uma das etapas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2022.
O motor não recebe nenhum tipo de eletrificação, segundo a montadora, para não aumentar o peso. Para compensar, ele aceitará apenas combustíveis sintéticos, que ajudam a reduzir a emissão de CO2 em 65%, como afirma a 777.
Outros componentes como freios, suspensão e caixa de câmbio são todos feitos para as corridas e, segundo a 777, foram feitos por “parceiros com experiência nas mais importantes provas de enduro, como 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Daytona”. Com essa mecânica, o 777 Hypercar chega a uma velocidade máxima de 370 km/h e teve tempo de volta de 1 minuto e 33 segundos no autódromo de Monza.
Por dentro, quem garante a segurança do motorista é a Sparco, fornecendo bancos, cintos de segurança, entre outros itens. Ela também presenteará cada um dos compradores com um kit de corrida completo composto por macacão, luvas e sapatos personalizados.
Porém, o capacete ficará a cargo da Stilo, que aproveitou para instalar um sistema de comunicação, para que o piloto possa se comunicar com a equipe da 777 durante os track days.
Mas não pense que é só comprar e dirigir o 777 Hypercar. Até a entrega dos sete exemplares que serão construídos, programada para 2025, os compradores precisarão treinar para lidar com a violenta condução de um hiperesportivo. Para isso, eles receberão em casa um simulador GT profissional da Tech & Sym avaliado em 100 mil euros, construído sobre um chassi Dallara para replicar fielmente o comportamento do 777 nas pistas.
Aqueles que vivem viajando, poderão se preparar utilizando o Dallara Driving Simulators, mesmo simulador usado por pilotos da Fórmula 1 e da Fórmula Indy, que estão localizados em Varano de Melegari, na Itália, e no Indianapolis Motor Speedway, nos EUA.
Completando o kit, a montadora também entregará máquinas de exercícios para fortalecer a região do pescoço e preparar o corpo para as altas tensões na pista. Isso ajudará os futuros pilotos a aguentarem os 4g de aceleração lateral e os 2.100 kg de força descendente quando o carro estiver em sua velocidade máxima.
Todo esse kit, incluindo o 777, será vendido por 7 milhões de euros, quase R$ 39 milhões na cotação atual. Serão apenas sete unidades e, além de tudo que já citamos, os compradores também poderão correr com seus carros no circuito de Monza, com direito a acompanhamento da equipe da 777 Motors, sempre que quiserem. Outros 14 eventos especiais serão realizados no decorrer de dois anos para todos os proprietários.
Como Monza é a sede da empresa, todas as unidades fabricadas serão guardadas no autódromo e, a partir do segundo trimestre, o primeiro protótipo funcional do 777 Hypercar ficará exposto para todo o público em uma área reservada do local.