9 picapes emblemáticas feitas no Brasil
De vários tamanhos e estilos, elas são uma das nossas paixões nacionais
O Brasil é um país apaixonado por picapes. Esta relação íntima começou nos anos 60, quando Chevrolet e Ford dividiam as atenções vendendo modelos originalmente projetados para os Estados Unidos.
Uma nova era começou nos anos 80, quando a Fiat inaugurou o segmento de picapes leves – até hoje somos um dos poucos mercados consumidores deste tipo de utilitário.
Atualmente, as picapes são dirigidas tanto por produtores rurais quanto por motoristas que passam a maior parte do tempo na cidade e usam a caçamba apenas para o lazer.
Abaixo reunimos nove modelos que foram (ou ainda são) produzidos no Brasil.
Nossa primeira picape leve nasceu em 1979, poucos meses após ser apresentada no Salão do Automóvel do ano anterior.
Baseada no 147, a 147 Pick-Up estreou com duas opções de motor (1050 e 1300) carregando 380 quilos além do motorista.
Uma peculiaridade do modelo era a tampa traseira que se abria para a esquerda em vez de para baixo. A Pick-Up chegou a conviver com sua nova geração, rebatizada de 147 City, por dois anos. Saiu de linha em 1984.
FORD PAMPA
A marca norte-americana reagiu rápido ao sucesso da 147 Pick-Up. Em 1982, a Pampa derivava do Corcel II lançado em 1977.
A picape levava 600 quilos contando o peso do motorista e ganhou reforços na suspensão para suportar a carga.
Em 1984, seu grande destaque era a oferta de tração 4×4, até hoje um caso atípico em picapes leves. A Pampa sobreviveu até 1994.
VOLKSWAGEN SAVEIRO
Batizada com o nome de uma embarcação muito popular no Nordeste, a Saveiro chegou em 1982 como terceira derivação do Gol, depois de Voyage e Parati.
Tinha motor refrigerado a ar e capacidade de carga de 570 quilos incluindo o motorista.No ano seguinte estreava o conhecido AP-1600 refrigerado a água.
Desde então, a Saveiro passou por duas reestilizações e outras duas gerações até chegar ao modelo que conhecemos hoje, apresentado em 2009.
CHEVROLET CHEVY 500
A GM precisava de uma concorrente para conter o avanço de VW Saveiro, Ford Pampa e Fiat City. Assim, ela aproveitou a plataforma da Marajó para lançar a Chevy 500 em 1983.
A picape tinha um motor 1.6 a álcool com 75 cv e tração traseira, que a deixava valente nos lamaçais, mas atrapalhava o espaço da caçamba.
A Chevy 500 resistiu até 1995, quando foi substituída pela Corsa Pick-Up.
FIAT FIORINO
O pioneirismo da 147 Pick-Up fez da Fiat referência no segmento de picapes leves. De 1988 a 1992, a picape derivada do Uno foi vendida como Uno Pick-Up.
Posteriormente rebatizada de Fiorino Pick-Up, teve as versões Working (voltada para o trabalho pesado), LX e Trekking, estas duas últimas feitas com foco no lazer.
Bem-sucedida, só deixou de ser fabricada para dar lugar à Strada.
CHEVROLET S10
Além de ser um marco para a GM Brasil, a S10 inaugurou um segmento inédito no país.
A primeira picape média nacional estreou em 1995, um ano após seu reestilizada nos Estados Unidos, onde era classificada como picape pequena.
A S10 brasileira, no entanto, tinha linhas mais arredondadas que sua “irmã” norte-americana.
Duas reestilizações foram feitas nos anos 2000, deixando a S10 com visual cansado enquanto a concorrência lançava picapes mais modernas e bem-equipadas.
Mas nem isso abalou o prestígio da veterana representante da Chevrolet, que não só sustentou a liderança como continua em primeiro lugar, especialmente com a chegada de uma S10 inteiramente nova em 2012.
FORD COURIER
Após quase três anos sem uma representante na categoria, a Ford lançou a Courier.
Baseada no Fiesta apresentado em 1996, a picape tinha uma caçamba generosa em tamanho e capacidade de carga – com até 700 quilos, ela era a recordista do segmento.
Inicialmente oferecida nas motorizações Endura 1.3 (60 cv) e 1.4 16V Zetec (89 cv), a Courier ganhou a nova frente do Fiesta em 2000.
Com ela vieram uma suspensão recalibrada e o motor Zetec Rocam 1.6 (95 cv).
Desde então a picape não sofreu nenhuma alteração significativa até sair de linha em 2013, deixando a Ford sem um produto para rivalizar com Strada e Saveiro.
FIAT STRADA
Nenhuma picape leve atual consegue fazer sombra à Strada. Derivada do Palio, ela foi lançada em 1996 nas versões Working, Trekking e LX e com motores 1.5 (76 cv), 1.6 8V (92 cv) e 1.6 16V (106 cv).
Em 2000 a picape conseguiu um feito histórico ao desbancar a VW Saveiro e assumir a liderança da categoria, onde permanece até hoje.
Embora conserve o mesmo projeto há 15 anos, a Fiat soube reinventar sua picape e trouxe inovações.
Desde então, carroceria de cabine estendida, o bloqueio do diferencial dianteiro e a inédita opção de cabine dupla, posteriormente incrementada com a oferta da terceira porta.
CHEVROLET MONTANA
Embora nunca tenha conseguido ameaçar a liderança da Strada, a Montana conquistou seu espaço na história das picapes leves.
Apresentada em 2003, ela agradou de cara pelas linhas esportivas inspiradas no Corsa vendido de 2003 a 2010.
A caçamba tinha uma traseira mais alta e linhas ousadas, incluindo um inédito degrau lateral para facilitar o acesso.
De tão criativa, a solução foi copiada pela Volkswagen na Saveiro lançada em 2009.
A segunda geração da Montana surgiu em 2010 inspirada no Agile, mas o design polêmico do hatch não foi tão bem aceito na picape.