A Volkswagen ID.Buzz, carinhosamente chamada de Kombi elétrica, começará a ser entregue em breve na Europa. Para rivalizar com o modelo e seu grande apelo nostálgico, a Ford prepara uma resposta que busca melhorar o que já vem dando certo.
A nova Ford E-Transit Custom é a versão elétrica do furgão mais vendido do velho continente. Para fisgar os fãs, a Ford Pro, sub-marca de veículos comerciais recém-criada pela montadora americana, aposta em um design inspirado em veículos de passeio.
O maior destaque está na dianteira. Diferente do que estamos acostumados a ver em utilitários, a E-Transit Custom tem uma pegada agressiva. Os faróis são horizontais e trazem uma assinatura em LED que se destaca pela barra iluminada que interliga ambos.
Há vincos na parte inferior do para-choque e no capô, que ajudam a dar essa cara de veículo de passeio. A grade também mudou e agora tem um desenho de favo de mel, que segundo a Ford, foi escolhido pois ajuda no aumento da autonomia. A traseira é mais conservadora, porém as lanternas foram escolhidos pensando na aerodinâmica, mais uma forma de maximizar o alcance do furgão.
Por falar no alcance, a montadora diz que a bateria de 74 kWh tem capacidade para 380 km de autonomia no ciclo WLTP. Já para os motores, foram confirmadas duas opções: um com 136 cv e um mais potente com 271 cv, ambos com 42,31 kgfm de torque. O motor está integrado ao piso da área de carga e foi girado em 90 graus, a Ford explica que essas medidas foram adotadas para reduzir espaço e peso.
O utilitário suporta carregamentos de até 125 kWh e, segundo a Ford, leva somente 41 minutos para ir de 15% a 100% de carga. Como cortesia, os compradores terão acesso gratuito por um ano a toda rede de carregamento Blue Oval Charging Network, que conta com mais de 300.000 carregadores espalhados pelo continente europeu.
Com esse conjunto, o furgão pode rebocar até duas toneladas e tem mais 1.100 kg de carga útil. No compartimento será possível carregar objetos de até 3,45 m e o modelo estará disponível em versões de cabine dupla, com entre-eixos curto e longo e com teto alto ou baixo.
Um fato interessante é que o E-Transit Custom é o primeiro EV a usar uma bomba de calor com injeção de vapor. Ela serve para aquecer ou resfriar a cabine e, assim como a bateria, pode ter sua temperatura controlada antes mesmo de entrar no veículo. Mais uma estratégia que ajuda a poupar energia para atingir o alcance máximo.
Para o interior, a Ford pensou em algo para conquistar aqueles que irão trabalhar diariamente com o modelo. Além das tomadas de 2,3 kW na cabine e no compartimento de carga, que servem para ligar qualquer tipo eletrônico, o E-Transit também traz como opcional o pacote Mobile Office, que adiciona um volante basculante, que serve também como apoio para notebook, uma iluminação interna em LED e uma mesinha de tampo plano, que pode ser usada tanto para refeições, como para escrita.
A E-Transit Custom é o primeiro de quatro novos veículos que a Ford Pro se propôs a construir até 2024, os outros serão Transit Courier, Tourneo Custom e Tourneo Courier. O utilitário começará a ser produzido no final de 2023, na Turquia, e a sua venda está prevista para começar só em 2024.