A R$ 389.950, Volvo XC40 quer se tornar o elétrico mais vendido do Brasil
Brasil e a Noruega serão os primeiros países que a Volvo escolheu para abolir os carros a combustão. O XC40 elétrico entra em pré-venda por R$ 390.000
A Volvo já havia revelado que escolheu o Brasil para ser um de seus primeiros mercados a abolir a comercialização de modelos dotados apenas de motor a combustão, focando nos eletrificados. Um novo passo neste sentido foi dado hoje (18/05), com o anúncio da pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric – o primeiro carro elétrico da sueca no Brasil.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
As primeiras 300 unidades do XC40 elétrico terão preço inicial de R$ 389.950 – R$ 103.000 a mais que a versão topo de linha do XC40 híbrido. Considerando as marcas de luxo, é o SUV elétrico mais barato do Brasil.
A Volvo acredita numa tendência que levará os proprietários dos XC40 híbridos a migrar para a versão elétrica. Desta forma, o XC40 seria o elétrico de maior volume de vendas no Brasil.
“Já temos mais de 60% de nossa gama de veículos híbridos nos países latino-americanos e a chegada do XC40 Recharge Pure Electric no segundo semestre vai impulsionar ainda mais nossas metas de eletrificação”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head of Latin America Hub.
Dentre todos os países que comercializam Volvo no mundo, o Brasil, juntamente com a Noruega, são os primeiros a abolirem os veículos à combustão de seu portfólio.
“Esse é um momento histórico. Somos a primeira marca do Brasil a tirarmos de nossa gama todos os modelos à combustão. Agora nossa linha é 100% eletrificada, com todos os modelos com, ao menos, um motor elétrico”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
Conforme antecipado por QUATRO RODAS, o Volvo XC40 Recharge Pure (elétrico) será o primeiro carro da marca que poderá ser comprado de forma totalmente online.
No acumulado de vendas do ano, reunindo todas as marcas presentes no Brasil, a Volvo detém 40% das vendas entre os modelos eletrificados vendidos no País. “Se pegarmos somente os modelos híbridos plug-in, aqueles que podem ser carregados na tomada e abastecidos no posto de combustível, 7 a cada 10 carros comercializados no Brasil é um Volvo”, destaca João.
XC40 elétrico sem rivais
O XC40 elétrico chega sem um concorrente direto em tamanho e preço. É possível considerar que trata-se de um SUV elétrico de entrada. Afinal Audi e-tron, Jaguar I-Pace e Mercedes-Benz EQC eram os únicos SUVs elétricos de luxo vendidos no Brasil, mas estão em um patamar acima tanto em preço quanto em tamanho.
O primeiro modelo elétrico da marca tem 413 cv de potência e 67,3 kgfm de torque entregue de forma instantânea. E leva 4,9 segundos para sair da imobilidade e chegar a 100 km/h, de acordo com a fabricante. Número de esportivo como o Ford Mustang. Sua autonomia é de 418 km – um dos maiores alcances entre os modelos elétricos a venda por aqui.
Mas, o XC40 elétrico será marcante mesmo pela tecnologia embarcada. A central multimídia receberá pela primeira vez o sistema operacional Android Automotive OS, que terá o Google Maps instalado capaz de fornecer mapas atualizados e dados de tráfego em tempo real, além de informar a estação de carregamento mais próxima.
A central será equipada também com o Google Assistant, um sistema avançado de comando de voz. Será possível controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino, tocar músicas no Spotify e também enviar mensagens.
O elétrico também se prepara pra ser um modelo autônomo graças a introdução da plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) – um conjunto de radares, câmeras e sensores ultrassonicos. O software poderá receber melhorias para tornar o XC40 cada vez mais independente.
Infraestrutura
A marca lançou seu primeiro modelo híbrido no Brasil em 2018, com o XC90 Plug-in Hybrid. E a experiência com modelos recarregáveis trouxe um conhecimento de como montar uma infraestrutura para recarga de modelos eletrificados.
E por isso a marca decidiu compartilhar esse conhecimento por meio de uma plataforma com foco em síndicos profissionais, gestoras de condomínio e incorporadoras para a instalação de 300 carregadores em edifícios de escritórios corporativos e residenciais com subsídio de instalação.
“Vemos que muitos prédios residenciais e comerciais têm dúvidas e dificuldades para instalar carregadores para carros híbridos e elétricos. Nosso know-how em instalações públicas nos permitirá dar essa consultoria e realizar as instalações em praticamente todos os lugares, garantindo qualidade, eficácia e proporcionando mais pontos de recarga nos locais que as pessoas mais precisam”, afirma Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.
Na primeira fase, a marca pretende atingir cerca de 60 empreendimentos em todo o Brasil, instando, em média, cinco carregadores em cada um. A previsão é que a plataforma esteja funcionando a partir de julho.
Outro anúncio importante é que até o fim deste ano, serão mais de 1.000 eletropostos gratuitos instalados em todo o Brasil. Os pontos estão interligados ao Waze e Google Maps e podem ser utilizados por veículos de qualquer marca e modelo.
A marca também disponibiliza em todas as concessionárias o Volvo Wallbox, uma estação de carregamento domiciliar que pode ser adquirida por qualquer pessoa e instalada facilmente em residências ou comércios.
Conscientização
Como forma de proporcionar a todos uma exeperiência com um modelo elétrico a Volvo desde o ano passado empresta os seus veículos sustentáveis de forma gratuita a qualquer pessoa que tenha uma CNH válida. Para agendar uma data e passar quatro dias a bordo de um modelo híbrido da Volvo, basta acessar: volvolovers.com.br
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.