ABT homenageia 40 anos do Volkswagen Polo com preparação especial
Baseado na versão GTI, modelo desenvolve até 230 cv
Um dos carros mais bem sucedidos da Volkswagen no mercado europeu é o Polo. Em 2015, o modelo completa 40 anos de existência e, para celebrar a data, a oficina ABT desenvolveu uma customização especial para o compacto. Além de modificações estéticas, o hatch ganhou uma reconfiguração dos motores 1.2 e 1.8 TSI, tornando-se mais potente em ambos os casos.
Para o propulsor menor, o ganho de potência foi de 30 cavalos, passando de 110 para 140 cv, chegando também a 22,4 mkgf de torque. Já o mais encorpado 1.8 agora alcança 230 cv e 36,7 mkgf. Hans-Jürgen Abt, CEO da preparadora, lembra que em seu lançamento, quarenta anos atrás, o pequeno motor de 895 cm³ do primeiro Polo produzia apenas 40 cv – para melhorar seu desempenho, os preparadores da época aliviavam o peso substituindo a forração interna das portas por papelão.
Outras alterações promovidas pela ABT são a suspensão mais baixa em relação ao solo do que no modelo convencional (2,5 centímetros no eixo dianteiro e 3 cm no eixo traseiro), rodas de 18 polegadas, ponteira dupla de escapamento situada no centro da parte traseira e alguns detalhes em fibra de carbono.
Apesar de ter estreado na Europa em 2009 (com direito a um facelift em 2014), a quinta geração do Polo permanece inédita no Brasil. Por aqui, a quarta geração (lançada em 2002) teve sua produção e venda encerradas discretamente no primeiro semestre de 2015.
VEJA MAIS– Produção do Volkswagen Polo encerrada no Brasil– VW planeja crossover baseado no Polo