O novo VW Nivus tem fórmula simples: base de Polo e estilo SUV-cupê que está na moda.
Mas o visual criado aqui no Brasil não é tão inédito assim – e nem estamos falando (só) do Pointer, que virou meme nas últimas semanas. Confira cinco exemplos dentro da própria marca.
1. Pointer
Não percebemos a coincidência até sermos alertados pelo leitor Yuri Leite no Facebook. Fato é que nossa capa da edição atual, para junho, é incrivelmente semelhante àquela publicada em 1993. Não apenas pelos tons, mas também pela silhueta bem parecida dos carros.
Fruto da Autolatina – aliança formada por Ford e VW na América Latina –, o Pointer tinha base de Escort e chegou a ser considerado um dos modelos mais bonitos já feitos pela empresa. Se fracassou no mercado, certamente continuará lembrado como ícone pelo desenho.
2. Fusca 4-portas
Essa referência pode até causar espanto, já que o Fusca nunca foi um cupê. Mas vale a licença poética, já que, levando o regulamento ao pé da letra, o modelo sempre foi um sedã. Só que o parentesco fica realmente evidente quando resgatamos o obscuro projeto de quatro portas que não chegou a vingar.
Já explicamos todos os detalhes dessa história curiosa, que acabou resultando no primeiro Golf e, de certa forma, influenciou até mesmo o nosso Gol. E, apesar de manter o desenho parecido com o original, essa deveria ter sido a segunda geração do Fusca (que nunca existiu).
3. Passat 4-portas
Não é difícil reconhecer as semelhanças da primeira geração do Passat com o lançamento mais recente da VW. Na verdade, a versão de cinco portas, ainda mais parecida com o Nivus, nunca foi vendida aqui – apesar da fabricação nacional –, mas fez sucesso nas exportações.
Se o fastback já nasceu com passaporte carimbado, pelo menos tivemos a carroceria sedã de quatro portas (aliás, a denominação que gera controvérsias até os dias atuais). Lançada em 1975, apesar um ano após o modelo chegar ao nosso mercado, a configuração já antecipava o estilo do SUV cupê.
4. 1600 TL
Assim como o Nivus, o VW 1600 TL foi criado por brasileiros e chegou às concessionárias há 50 anos apenas com carroceria cupê de duas portas. Mas, já na metade de 1971, uma versão com quatro portas – batizada “modelo 109” – surgia como a principal novidade da marca.
Assim como o lançamento mais recente da VW, previsto para chegar às lojas no mês de julho, o veterano TL tinha caimento suave do teto logo após a segunda fileira (de maneira que não roubasse espaço para a cabeça dos passageiros) e vidro triangular na terceira coluna.
5. Typ 4
Desconhecido dos brasileiros, o Typ 4 foi o sucessor do Typ 3 – modelo equivalente aos nossos primeiros Variant e TL – na Europa. Só que, diferentemente dos carros criados no Brasil, esses VW não agradaram pelo desenho (principalmente no 411, versão pré-reestilização).
Assim como nosso modelo 109, o Typ 4 também foi oferecido no Velho Continente com opção de carroceria cupê de quatro portas. Apenas quatro anos depois do lançamento, chegou o 412 com visual atualizado, mais parecido com os nossos carros, e com a mesma silhueta.
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