Afinal, Fiat revelou visual de seu novo SUV ao inaugurar centro de design?
Evento da FCA esquentou rumores a respeito de uma versão definitiva para o conceito Fastback, mostrado no Salão de São Paulo 2018
Nesta semana, um novo rumor passou a esquentar a futura empreitada da Fiat no mercado de SUVs.
Ao inaugurar seu novo centro de design em Betim (MG), o grupo FCA usou como modelo para explicar as atribuições do espaço um mocape muito similar ao do conceito Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado.
Similar, mas não igual. A dianteira apresentava traços diferentes, com faróis e grade mais próximos ao que se vê atualmente na picape Toro, além de soluções distintas para o para-choque.
Logo iniciou-se a especulação, ventilada por veículos de imprensa brasileiras e que reverberou até na Argentina: teria a Fiat dado um spoiler – e que spoiler – de um dos SUVs que lançará no Brasil a partir de 2021?
A resposta é não, mas de maneira parcial.
A FCA já afirmou oficialmente, mais de uma vez, que o Fastback em si não virará um veículo de produção.
De acordo com a fabricante, o protótipo servirá como padrão de design a ser incorporado a outros três modelos da marca que serão lançados futuramente.
QUATRO RODAS já adiantou que o grupo prepara dois SUVs (um, talvez, com pegada mais acupezada, a fim de rivalizar com o futuro SUV cupê da Volkswagen) para serem produzidos em Betim (MG) a partir de 2021.
Ambos devem usar soluções visuais antecipadas pelo Fastback.
Outro candidato a ser inspirado em seus traços é o utilitário com logotipo Fiat que pode (ainda não se sabe se será mesmo) ser derivado do Jeep de sete lugares a ser manufaturado em Goiana (PE).
Por fim, há o facelift da própria Toro, que chegará no primeiro trimestre de 2021 (o cronograma inicial era junho do ano que vem, mas atrasou) estreando o motor 1.3 turbo de 180 cv da família Firefly.
E, durante a inauguração do centro, executivos da marca se esforçaram em ressaltar que o mocape ali exibido representava uma versão prévia do Fastback, ou seja, um estudo criado antes de ganhar as linhas finais apresentadas no Salão de SP.
O que mais chama a atenção, porém, é que a dianteira desse estudo parece bem mais realista do que o próprio Fastback.
Portanto, se o mocape em si não é um produto de verdade (a não ser que a FCA esteja mentindo), parte dele pode estar presente, sim, nos SUVs que a Fiat prepara para espalhar pelo Brasil.
Com Felipe Bitu