Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Alfa Romeo 33 Stradale recorda o passado com motor biturbo ou elétrico

Inspirado no 33 Stradale de 1967, o esportivo será limitado a 33 unidades e poderá ter até 750 cv no caso da versão elétrica

Por Lucas Parente
31 ago 2023, 14h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Alfa Romeo revelou o aguardado 33 Stradale, seu icônico esportivo que renasce após 56 anos para tornar-se a nova vitrine da marca. Assim como seu antepassado de 1967, ele terá produção limitadíssima: apenas 33 unidades, todas feitas de maneira artesanal e já vendidas desde o ano passado.

    Além da exclusividade por poucas unidades, nenhuma delas será igual a outra. Cada um será uma “obra de arte única e irrepetível” e “meticulosamente trabalhado por uma equipe especial”, como diz a própria Alfa Romeo. O carro será feita à mão pelos construtores de carrocerias da Carrozzeria Touring Superleggera. 

    Alfa Romeo 33 Stradale
    Alfa Romeo 33 Stradale (Divulgação/Alfa Romeo)

    Além de inúmeras opções de personalização, o 33 Stradale possui um design fortemente inspirado em seu antecessor. Na dianteira, os paralamas são pronunciados e “musculosos”, e emolduram o capô baixo e sem vincos. Os faróis são grandes, baixos e ovalados, tudo como no antecessor, mas respeitando as novas tecnologias. Na ponta, uma pequena abertura dá espaço para a grade reduzida da marca.

    Alfa Romeo 33 Stradale
    Alfa Romeo 33 Stradale (Divulgação/Alfa Romeo)
    Continua após a publicidade

    De lado, estão presentes o adesivo com o trevo de quatro folhas típico dos Alfa Romeo mais esportivos, além da entrada de ar após as portas que, por sua vez, são do estilo borboleta. Na traseira, o novo também repete as lanternas redondas do antigo.

    Compartilhe essa matéria via:

    O 33 Stradale é feito com monocoque inteiro de fibra de carbono, combinado com uma estrutura em H de alumínio e um teto feito da combinação dos dois materiais. Até os caixilhos das janelas são feitos de fibra de carbono, enquanto o vidro traseiro foi substituído por policarbonato.

    Continua após a publicidade
    Alfa Romeo 33 Stradale 1967
    Alfa Romeo 33 Stradale 1967 (Divulgação/Alfa Romeo)

    O interior é oferecido em dois temas: Tributo e Alfa Corse. O primeiro relembra o carro clássico, e o segundo terá um visual mais esportivo. O interior é semelhante a um cockpit, tem aletas de alumínio atrás de um volante desprovido de qualquer botão, já que a Alfa quer que você se concentre no que é realmente importante – dirigir. A cabine usa uma combinação de couro, fibra de carbono, alumínio e Alcantara, mantendo-se fiel ao seu antecessor dos anos 1960.

    Alfa Romeo 33 Stradale
    Alfa Romeo 33 Stradale (Divulgação/Alfa Romeo)
    Continua após a publicidade

    O coração do carro é o motor V6 biturbo 3.0 capaz de produzir mais de 620 cv de potência, com tração traseira. O novo motor do Stradale é uma pequena evolução do V6 biturbo 2.9 que equipa outros modelos da Alfa, como Giulia e Stelvio Quadrifoglio. O câmbio automático é de oito velocidades e dupla embreagem, da ZF. 

    Embora o torque não seja mencionado, este motor de seis cilindros desenvolvido pela Alfa possui 61,1 kgfm nos modelos Quadrifoglio, no Giulia GTA/GTAm e no Giulia SWB Zagato. Mas, com a atualização recebida, é provável que o novo modelo deva vir com números mais altos que estes mencionados. 

    Alfa Romeo 33 Stradale
    Alfa Romeo 33 Stradale (Divulgação/Alfa Romeo)
    Continua após a publicidade

    Além do motor a combustão, os proprietários podem escolher uma outra alternativa, elétrica, com mais de 750 cv de potência e autonomia projetada de 450 km no ciclo WLTP. No entanto, até o momento não foram divulgadas outras especificações do Stradale elétrico. Mas, especula-se, terá configuração de três motores.

    Independente da versão, o desempenho do novo Alfa Romeo será impressionante. Ambos farão o 0 a 100 km/h em menos de três segundos e terão velocidade máxima de 333 km/h. Novamente, o número 3 se faz presente em quase tudo.

    O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, promete que o 33 Stradale não será o último carro especial da marca, e que ainda algumas versões estão para vir com mais tecnologias e personalizações. 

    Alfa Romeo 33 Stradale
    Alfa Romeo 33 Stradale (Divulgação/Alfa Romeo)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.