Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Alpina B4 Gran Coupé chega para ofuscar o primeiro BMW M elétrico de todos

Recém-comprada pela BMW, preparadora alemã cria, com o Alpina B4, uma versão de quatro portas do M4 que jamais foi feita

Por Eduardo Passos
30 mar 2022, 20h36
Alpina B4 é equivalente ao M4 Gran Coupé que nunca existiu
Alpina B4 é equivalente ao M4 Gran Coupé que nunca existiu (Divulgação/Alpina)
Continua após publicidade

Recém-adquirida pela BMW, a Alpina segue trabalhando pesado para manter recordes de venda. Para tanto, a preparadora esportiva lançou o novo Alpina B4, uma versão ainda mais esportiva do M440i Gran Coupé que esbanja potência e customização e equivale ao M4 de quatro portas jamais feito.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Ainda que o motor seja o mesmo 3.0 de seis cilindros, foram realizadas mudanças para que esse atinja 502 cv (115 cv a mais que o M440i, que utiliza a versão menos envenenada do motor B58). O Alpina B4 também ganha 3,1 kgfm de torque, totalizando 74,4 kgfm.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Motor do Alpina B4 o coloca parelho ao M4, sempre feito em duas portas (Divulgação/Alpina)

Quase um motor extra

Esses incrementos foram possíveis graças à reprogramação do software que gerencia a unidade e por alterações mecânicas. Essas incluem novas carcaças para o par de turbinas — com desenho otimizado para aplicar pressão em baixas velocidades — e uma nova admissão, além de sistema de arrefecimento bem mais robusto.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Escapes quádruplos são marca registrada da Alpina (Divulgação/Alpina)

Para chegar aos 301 km/h, indo de 0 a 100 km/h em 3,7 s, o cupê de quatro portas ganhou câmbio automático de oito marchas, feito sob medida pela ZF. O sistema xDrive segue distribuindo torque entre as quatro rodas, mas o conversor está mais robusto e há preferência por movimentar o eixo traseiro.

Câmbio exclusivo favorece oferta de torque e potência em ampla faixa de rotações
Câmbio exclusivo favorece oferta de torque e potência em ampla faixa de rotações (Divulgação/Alpina)

Unindo forma e função, o quarteto de escapamento que é marca registrada da Alpina também serviu para otimizar a emissão de poluentes, ao mesmo tempo que contribuiu para um consumo combinado de 10 km/l, em ciclo WLTP.

Suspensão de corrida

Ao contrário dos seis cilindros, o conjunto de suspensão do B4 traz várias partes inéditas, como buchas e coxins que favorecem a economia de peso e batentes que melhoram a rigidez torcional do carro. 

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Controle eletrônico do amortecedor favorece conforto e esportividade na hora certa para cada um (Divulgação/Alpina)

Para apimentar a brincadeira, o eixo dianteiro tem cambagem negativa, e a nova geometria de suspensão é feita sob medida para agradar quem busca ser desafiado pelo esportivo, que fica mais dócil dependendo do modo de condução selecionado.

As rodas de aro 20 pesam 12 kg cada e têm desenho clássico da preparadora, sendo calçadas por pneus feitos sob medida pela Pirelli. Os freios chegam 15,6’’ de diâmetro e podem ser perfurados e feitos de material compósito, como em modelos de competição.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
De tão êxito, Alpina virará parte do Grupo BMW em breve (Divulgação/Alpina)

Toque de estilo

Com tanta atenção à performance, o Alpina B4 acaba por ser mais discreto em novidades estéticas, que se baseiam no imponente estilo do Série 4. 

Na frente, há apenas um frontlip que favorece a aerodinâmica e identifica o upgrade esportivo. Além das rodas e dos quatro escapes, também é possível notar a inscrição da marca na tampa do porta-malas.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Cabine do B4 não difere muito da original (Divulgação/BMW)

Por dentro, emblemas da Alpina contam o número de série do carro e relembram sua exclusividade. O luxo também ditou o estofamento dos bancos, que na versão mais cara chegam em couro Lavalina. Curtido naturalmente, o Lavalina, segundo a marca, é reconhecido por sua maciez e regulação de temperatura.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Emblemas ajudam a lembrar que esse não é um BMW qualquer (Divulgação/Alpina)

Já à venda, o Alpina B4 sai por, no mínimo, 91.800 euros, e as entregas do cupê de quatro portas começarão em julho deste ano.

Continua após a publicidade

Também neste ano, chegará ao mercado brasileiro o BMW i4, elétrico. Em sua versão mais potente, i4 M50, o Gran Coupé atingirá 544 cv somando seus dois motores. Mesmo com a vantagem da eletrificação, porém, o primeiro M elétrico irá de 0 a 100 km/h em 3,9 s, com máxima de 225 km/h limitada eletronicamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.