Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Alpine A110 ganha versão ainda mais esportiva e chega aos 300 cv

O pequeno esportivo de pouco mais de 1.100 kg e motor 1.8 turbo pode ir de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 25 nov 2021, 09h08 - Publicado em 25 nov 2021, 01h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Alpine A110 S frontal
     (Divulgação/Renault)

    Depois de assumir a divisão esportiva da Renault, a Alpine anunciou novidades para seu único modelo próprio até o momento. Lançado em 2017, o A110 chega com pequenas alterações visuais, mecânicas e em três versões para 2022.

    Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    Segundo a marca, cada uma das variantes do novo A110 traz uma experiência de direção diferente, mesmo que todas elas compartilhem o motor 1.8 turbo de quatro cilindros – acompanhado de uma transmissão Getrag de 7 marchas e dupla embreagem imersa em óleo.

    Alpine A110 Traseira
    A versão de entrada é a única com assistente de estacionamento dianteiro e traseiro (Divulgação/Renault)

    A “porta de entrada no universo Alpine”, como denomina a marca, é o A110 básico. O mais leve e ágil entre os três, como informado, gera até 252 cv e 32,7 kgfm de 2.000 rpm a 4.800 rpm, com tempo de 0 a 100 km/h de 4,5 segundos, segundo a Alpine. Ele é o único equipado com rodas de 17 polegadas, calçadas por pneus Michelin Pilot Sport 4 205/45 nas rodas dianteiras e 235/45 nas traseiras.

     

    Os freios Brembo aparecem nas três versões, mas esta é a única com pinças menores, de 296 mm, e na cor preta. Por dentro, ele tem bancos esportivos com revestimento que mistura couro e microfibra, sempre em preto, e pespontos cinza. 

     

    Alpine A110 GT
    Cada versão tem uma cor de pinça de freio específica. A versão básica tem a cor cinza, a GT tem cor azul e a S é laranja (Divulgação/Renault)

    Subindo um degrau temos o A110 GT, o cupê esportivo Gran Turismo. Ele é um meio termo, como a marca descreve, buscando unir esportividade e conforto. Para isso o motor ganhou mais 48 cv, totalizando 300 cv. O torque também aumentou, chegando aos 34,7 kgfm de 2.400 rpm a 6.000 rpm. A consequência disso é um 0 a 100 mais rápido, de 4,2 segundos, segundo a marca.

    Os freios acompanham o aumento de potência com discos maiores, de 320 mm, e pinças na cor azul. As rodas passam a ser de 18 polegadas com acabamento diamantado preto e os pneus são Michelin Pilot Sport 4 205/40 R18 na frente e 235/40 R18 na traseira. Vale destacar que o A110 GT é a versão mais pesada, com peso inicial de 1.119 kg – contra 1.102 kg das demais.

    Os bancos “Confort” são de couro preto ou marrom e têm seis opções de regulagem. Na parte externa, a versão intermediária ganha a assinatura “GT” nas soleiras das portas e na traseira.

    Continua após a publicidade
    Alpine A110 S de cima
    O A110 S é o único com carroceria em duas tonalidades (Divulgação/Renault)

    Por último, o topo de linha A110 S tem a mesma potência, torque e tempo de 0 a 100 km/h da variante GT, mas recebe o pacote “Chassi Sport”, com molas helicoidais 50% mais duras, altura da carroceria reduzida em 4 mm, molas e barras estabilizadoras recalibradas, geometria específica dos eixos e barras estabilizadoras ocas para minimizar o peso e 100% mais firmes.

    Ele também repete os mesmos freios e pneus da versão GT e tem rodas GT Race de 18 polegadas com acabamento em black piano. A diferença fica nas pinças dos freios, que são laranjas.

     

    Para tirar o máximo do A110 S é necessário equipá-lo com o exclusivo Aero Kit. Esse pacote inclui novo aerofólio traseiro e lâmina dianteira de carbono, além de carenagens maiores na parte inferior frontal do carro. Com isso, segundo a Alpine, o esportivo consegue chegar a velocidade máxima de 275 km/h (com limitador desligado) sem perder a estabilidade, já que os novos equipamentos garantem 141 kg de sustentação ao veículo, como informa a montadora.

    Alpine A110 S interior
    Os bancos tem acabamento em couro ou em um misto de microfibra e couro, dependendo da versão (Divulgação/Renault)

    A nova central multimídia da Alpine é a mesma nas três versões. Com tela de 7 polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema tem atalhos semelhante ao dos celulares. Também há comandos atrás do volante, que permitem ativar o reconhecimento por voz para fazer pesquisas no Google ou o assistente do seu smartphone, seja ele Android ou IOS. O sistema receberá atualizações pelo ar e, futuramente, será possível incluir uma conexão Wi-Fi.

    Continua após a publicidade
    Alpine A110 multimidia
    A tela busca utilizar ícones iguais aos dos smartphones (Divulgação/Renault)

    Na maioria dos países, o Alpine A110 já pode ser reservado. A versão básica chega custando 59.500 euros (cerca de R$ 372.470 em conversão direta feita na data de publicação desta matéria), a GT parte dos 69.500 euros (R$ 435.070), enquanto A110 S tem preço base de 71.500 euros (R$ 447.590). O Brasil, porém, deverá ficar fora da lista de mercados do modelo.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.