Seja no quarto de milha, no 0 a 100 km/h ou em algum circuito famoso, quebrar recordes é sempre uma satisfação. Saber qual veículo ou piloto é mais rápido fascina o apaixonado por carro e pode até servir como propaganda para a montadora na hora de anunciar seu modelo.
Se a Chevrolet quiser, ela já pode dizer ao mundo que o Corvette C7 é o carro mais rápido andando de ré. O recorde foi estabelecido em junho deste ano pelo americano Scot Burner com um modelo de 2017, na pista do Museu Nacional do Corvette, no estado americano do Kentucky.
Mas não pense que foi tarefa fácil. Para o tempo ser validado pelo Guinness World Records, o carro precisou ser revisado três vezes por três pessoas diferentes. Além disso, a pista também precisou de uma verificação especial, para garantir que ela fosse totalmente plana.
Embora Burner tenha uma boa experiência dirigindo de ré, como podemos ver em seus vídeos no YouTube, essa foi a primeira vez que ele fez o percurso de uma milha, aproximadamente 1,6 quilômetros. Anteriormente, ele já havia mostrado suas habilidades no quarto de milha (402 m), com modelos como Nissan 307Z, que atingiu a velocidade máxima de 72 km/h.
Para quebrar o recorde, um detalhe específico do Corvette fez total diferença e não é o motor V8 de 634 cv. Segundo ele, o câmbio manual foi importante pois, diferente do automático, não há um limitador de velocidade eletrônico e a velocidade é limitada apenas pelas rotações do motor.
Uma das dificuldades citada pelo piloto foi a largada. Diferente do que está acostumado, Burner teve que fazer uma curva em alta velocidade logo no início do trajeto, para garantir que estaria no trecho mais plano da pista. Foram duas tentativas ao todo, na primeira ele fez um tempo de aproximadamente 84 s, mas sabia que podia mais.
Burner completou o percurso em 75,184 segundos, uma diferença muito grande para o antigo recorde, que era de 97,02 s alcançados por um Nissan Leaf, em 2012. A velocidade média foi de 72 km/h, mas o Corvette atingiu o pico de 85 km/h durante o trajeto.
Embora seja possível ouvir o motor pedindo socorro no vídeo, Burner garante que o Corvette passa bem. A única coisa que ele precisou fazer após o recorde foi encher o reservatório de óleo e trocar a parte interna do capô, que ficou inutilizada depois de absorver uma grande quantidade de óleo queimado.