Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Com sistema autônomo, AMG quer transformar motoristas em pilotos

Com o apoio de realidade aumentada, o motorista passaria por um treinamento parecido com o de um video game

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 fev 2017, 20h57 - Publicado em 6 fev 2017, 20h54
Mercedes-AMG GT
Mercedes-AMG GT (Marco de Bari/)
Continua após publicidade

Quem compra um Mercedes-AMG certamente gosta muito de carro e de dirigir. Isso não quer dizer que o comprador sabe como explorar da forma certa todo o potencial – e a Mercedes pretende reverter isso usando sistemas autônomos.

Chefe da AMG, Tobias Moers não vê como sacrilégio ter sistemas autônomos em seus esportivos. Pelo contrário: eles dariam a possibilidade de ajudar o motorista a explorar melhor toda a potência de seu AMG.

Moers quer que a tecnologia autônoma seja capaz de fazer com que os AMG, sozinhos, sejam mais rápidos em um circuito do que se fosse guiado por um piloto profissional. E aproveitar essa capacidade para, com o apoio de tecnologias de realidade aumentada, mostrar pontos corretos de frenagem e aceleração, e a linha de traçado perfeito.

Mercedes-AMG GT
Mercedes-AMG GT (Marco de Bari)

É uma atitude louvável: não faz muito sentido comprar um verdadeiro esportivo para entregar o volante aos processadores e sensores do carro. Mas tanta tecnologia pode transformar os AMG em simuladores de Gran Turismo e Forza com ronco real e força G. Já é possível até imaginar vários modos de treinamento, um mais parecido com o de Mansell, outro com características que lembram Patrese. E por que não ter um que lembre a tocada de Senna? 

Continua após a publicidade

Do ponto de vista de Moers, contudo, “os carros autônomos democratizarão o automobilismo”. O modo autônomo seria tratado como um treinador virtual. A ideia é fazer com que a assistência do veículo seja reduzida de forma progressiva, de forma a deixar o motorista cada vez mais responsável pelo que faz. Pode ser muito interessante para quem participa de track days.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.