Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

ANP aprova e testes da gasolina com 30% de etanol começam neste mês

Nova gasolina aumenta a concentração de etanol para 30% e faz parte da evolução progressiva da Lei do Combustível do Futuro sancionada em outubro

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 jan 2025, 10h22 - Publicado em 8 jan 2025, 19h12
abastecimento
 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Em breve poderemos ter uma nova gasolina no Brasil. O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou, em dezembro, o protocolo de testes para a gasolina E30, que terá mistura 30% de etanol e que poderá chegar aos postos ainda neste semestre. Hoje, o limite na gasolina comum é uma mistura de 27,5% de etanol.

As normas e diretrizes para os testes foram construídas de maneira conjunta entre entidades do setor automotivo e de biocombustíveis, como Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Bioenergia Brasil, entre outros.

Todos os testes com a nova gasolina serão realizados no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Paulo, e conduzidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já as montadoras e fabricantes colaborarão cedendo parte dos veículos para os testes.

ANP aprova e testes da gasolina com 30% de etanol começam neste mês
Nova gasolina E30 pode chegar às bombas em abril (ANP/Divulgação)

“Estamos seguindo com o plano de testes do E30, conforme as diretrizes do ministro Alexandre Silveira (MME), que determinou que fossem aceleradas as medidas que ajudem a promover a transição energética”, afirmou o secretário da ANP, Pietro Mendes.

Continua após a publicidade

A avaliação contemplará ensaios de pista, testes de partida a frio, medições de emissões, aquisição de veículos e análise complementar de dados via sistema OBD (On-Board Diagnostics, no termo em inglês).

Compartilhe essa matéria via:

A ideia é saber se a nova mistura é viável e como os carros se comportarão com uma concentração maior de etanol na gasolina. Para isso, os testes vão se concentrar na dirigibilidade; compatibilidade de materiais, verificando o nível de corrosão e desgaste de componentes; e as emissões, um dos principais motivos para a mudança.

Continua após a publicidade

Os testes serão conduzidos entre janeiro e fevereiro, com o relatório final sendo entregue no final do próximo mês. Se aprovada, a nova gasolina E30 pode começar a chegar aos postos de abastecimento já no mês de abril.

A gasolina E30 é só o primeiro passo da Lei do Combustível do Futuro, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro de 2024. Até o momento, a nossa gasolina deve ter por obrigatoriedade entre 18% e 27% de etanol. O objetivo da lei é fazer com que a quantidade mínima do derivado da cana de açúcar fique, obrigatoriamente, entre 20% e 35%.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.