Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Antes de virar SUV, Ford Mustang já teve muitas outras formas

O esportivo inspirou a construção de protótipos com os mais variados tipos de carroceria ao longo de sua história.

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 26 dez 2019, 19h55 - Publicado em 26 dez 2019, 14h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Este conceito Allegro II é o que se poderia chamar de conversível musculoso. (Divulgação/Ford)
    mach e
    Mach-E é o primeiro Mustang com carroceria de SUV e motor elétrico da história (Divulgação/Ford)

    O Mustang, quem diria, quase desapareceu em meados dos anos de 1990, e agora é uma espécie de símbolo dos valores da Ford.

    Depois da terceira geração (1979-1993) em que ele foi descaracterizado, perdendo o carisma e a esportividade original, seu conceito foi resgatado na geração seguinte (1994-2004).

    Hoje, já na sexta geração, é o modelo que influencia os novos projetos como o mais recentes SUVs da marca: o Mustang Mach-E.

    autowp.ru_mustang_5.0_8

    Continua após a publicidade

    Na terceira geração, o Mustang não tinha seu carisma característico

    O mais curioso dessa história é que o Mustang sempre foi um carro que permitiu aos projetistas da Ford e de também de parceiros serem criativos e ousarem em novas propostas.

    Inovador desde a primeira geração (1965-1973), ao longo de 55 anos de vida, o Mustang serviu de inspiração para diversos protótipos que nunca vieram a ser produzidos em série.

    Mustang x Camaro
    A primeira geração fez escola no mercado norte-americano (Reprodução/Quatro Rodas)

    Em algumas ocasiões, as criações forneciam soluções para os modelos de rua. Mas, outras vezes, não passaram de exercícios de imaginação.

    Veja a seguir alguns exemplos:

    Mustang SW

    intermeccanica-ford-mustang-1
    Esta perua tinha apenas três portas: duas laterais e a tampa do porta-malas (Autoblog/Reprodução)

    Conversível de dois lugares

    4-Mustang-Protótipo-2-lugares-1961-62
    Este era um conversível compacto como alguns europeus (Divulgação/Ford)

    Allegro

    5-Mustang-Protótipo-Allegro-1962
    Com nome italiano, este era um cupê de grandes dimensões (Divulgação/Ford)

    Avanti/Allegro

    6-Mustang-Conceito-Avanti-Allegro-1963
    Faria sucesso este cupê esportivo se tivesse entrado em produção (Divulgação/Ford)

    Mustang 4 portas

    7-Mustang-4-portas-1965
    Como todo 4 portas derivado de cupê de 2 portas, este também ficou estranho (Divulgação/Ford)

    Mach I

    8-Mustang-Conceito-Mach-I-1966
    Cupê de grande porte e linhas futuristas, para a época (Divulgação/Ford)

    Mustang SW

    2-Mustang-Station-Wagon-Concept-1966-2
    Outra proposta de perua de três portas para o mercado americano (Divulgação/Ford)

    Allegro II

    10-Mustang-Conceito-Allegro-II-1967
    Este conceito Allegro II é o que se poderia chamar de conversível musculoso (Divulgação/Ford)

    Mach II

    11-Mustang-Conceito-Mach-II-1967
    Eis aqui outro cupê com jeito de esportivo europeu (Divulgação/Ford)

    Milano

    12-Mustang-Conceito-Milano-1970
    A maioria do conceitos derivados do Mustang vinha equipada com o motor V8 da Ford (Divulgação/Ford)

    RSX

    13-Mustang-RSX-1980
    As linhas deste protótipo trazem influência do Mustang da terceira geração (Divulgação/Ford)

    Rambo

    14-Mustang-Conceito-Rambo-1990
    Pelo nome, influenciado pelo personagem do cinema, o conceito já dizia ao que vinha (Divulgação/Ford)

    Mach III conversível

    15-Mustang-Conceito-Mach-III-1992
    Outro conversível de linhas anabolizadas e motor V8 (Divulgação/Ford)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.