Aos 25 anos, novo Porsche 911 GT3 mantém motor aspirado sem eletrificação
Enquanto a família 911 se tornou híbrido leve, o GT3 recebeu novidades no motor para se adequar às normas de emissões sem precisar de ajuda elétrica
O Porsche 911 GT3 está completando 25 anos. O esportivo surgiu em 1999 na geração 996 e, apesar disso, a montadora não está lançando uma edição especial e comemorativa. Em vez disso, o que temos aqui é a sua atualização de meia vida na atual geração 992.
Mudanças visuais são bem leves, mas funcionais. A Porsche mudou o para-choque dianteiro e faróis para aumentar as entradas de ar na frente. Há também um novo difusor traseiro e um novo formato para a asa traseira, essa que não aparece no GT3 Touring. Por fim, há novos apêndices na carroceria para melhorar a aerodinâmica.
Por outro lado, as novas leis de emissões obrigaram a Porsche a mudar algumas coisas na mecânica, embora ele mantenha o motor seis cilindros 4.0 aspirado sem nenhuma eletrificação, ao contrário do Carrera e outros membros da família 911.
Um bom exemplo é o sistema de escape, que recebeu novos ajustes, e o motor agora tem dois filtros de ar e quatro catalisadores, além do eixo de comando de válvula do GT3 RS. As mudanças não alteraram a entrega do seis cilindros, que se manteve com 502 cv.
A Porsche também fez ajustes na transmissão. Tanto o Porsche 911 GT3 quanto o GT3 Touring têm como opção um câmbio manual de seis marchas ou então a tradicional PDK, automatizada de dupla embreagem de sete velocidades. A diferença é que a montadora ajustou a relação de ambas, deixando-as 8% mais curtas que a do modelo 2024.
Mesmo com as mudanças, o tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) permanece inalterado, sendo de 3,2 s para os modelos com a PDK e de 3,7 para os manuais. A velocidade máxima é de 310 km/h e 313 km/h, respectivamente.
Há novidades também na suspensão. O conjunto dianteiro é do tipo duplo A e alguns de seus braços têm formato de gota. Segundo a Porsche, a mudança ajuda a aumentar a força descendente na frente, além de melhorar o resfriamento dos freios. Já o braço dianteiro inferior tem um ponto de montagem mais baixo, para reduzir a inclinação em frenagens mais bruscas.
Como de costume, há diversos pacotes especiais para o esportivo. O Weissach é exclusivo do GT3 e aparece pela primeira vez. Ele adiciona teto e componentes da suspensão em fibra de carbono, além de carroceria e chassi reforçados com o mesmo material. Já para o Touring, a Porsche disponibiliza o pacote Leichtbau, que além dos itens citados, também tem rodas de magnésio e uma alavanca de câmbio mais curta, idêntica a do 911 S/T.
Por dentro, a Porsche colocou novos assentos do tipo concha de fibra de carbono para economizar peso. De acordo com a montadora, a versão mais leve do novo GT3 pesa apenas 1.200 kg.
Se o cliente quiser, é possível pagar para obter ajustes elétricos de 18 posições. As telas digitais mostram que estamos na era moderna, mas no GT3 a partida ainda é do modo antigo, girando uma pequena chave do lado esquerdo do volante. E, pela primeira vez, é possível configurar o carro com assentos traseiros.
O novo GT3 chega aos EUA só no segundo semestre 2025 e terá um belo aumento de preço. Ele custará a partir de U$ 224.495, cerca de R$ 1,28 milhão na conversão direta, enquanto seu antecessor partia dos U$ 171.500 (R$ 978.000).