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Aos 25 anos, novo Porsche 911 GT3 mantém motor aspirado sem eletrificação

Enquanto a família 911 se tornou híbrido leve, o GT3 recebeu novidades no motor para se adequar às normas de emissões sem precisar de ajuda elétrica

Por João Vitor Ferreira
23 out 2024, 13h00
Porsche 911 GT3
Porsche 911 GT3 e GT3 Touring (Divulgação/Porsche)
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O Porsche 911 GT3 está completando 25 anos. O esportivo surgiu em 1999 na geração 996 e, apesar disso, a montadora não está lançando uma edição especial e comemorativa. Em vez disso, o que temos aqui é a sua atualização de meia vida na atual geração 992.

Mudanças visuais são bem leves, mas funcionais. A Porsche mudou o para-choque dianteiro e faróis para aumentar as entradas de ar na frente. Há também um novo difusor traseiro e um novo formato para a asa traseira, essa que não aparece no GT3 Touring. Por fim, há novos apêndices na carroceria para melhorar a aerodinâmica.

Porsche 911 GT3
Porsche 911 GT3 (Divulgação/Porsche)

Por outro lado, as novas leis de emissões obrigaram a Porsche a mudar algumas coisas na mecânica, embora ele mantenha o motor seis cilindros 4.0 aspirado sem nenhuma eletrificação, ao contrário do Carrera e outros membros da família 911.

Porsche 911 GT3 Touring
Porsche 911 GT3 Touring (Divulgação/Porsche)
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Um bom exemplo é o sistema de escape, que recebeu novos ajustes, e o motor agora tem dois filtros de ar e quatro catalisadores, além do eixo de comando de válvula do GT3 RS. As mudanças não alteraram a entrega do seis cilindros, que se manteve com 502 cv.

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A Porsche também fez ajustes na transmissão. Tanto o Porsche 911 GT3 quanto o GT3 Touring têm como opção um câmbio manual de seis marchas ou então a tradicional PDK, automatizada de dupla embreagem de sete velocidades. A diferença é que a montadora ajustou a relação de ambas, deixando-as 8% mais curtas que a do modelo 2024.

Porsche 911 GT3
Porsche 911 GT3 (Divulgação/Porsche)
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Mesmo com as mudanças, o tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) permanece inalterado, sendo de 3,2 s para os modelos com a PDK e de 3,7 para os manuais. A velocidade máxima é de 310 km/h e 313 km/h, respectivamente.

Porsche 911 GT3
Versão Touring tem visual mais discreto e sem a asa traseira (Divulgação/Porsche)

Há novidades também na suspensão. O conjunto dianteiro é do tipo duplo A e alguns de seus braços têm formato de gota. Segundo a Porsche, a mudança ajuda a aumentar a força descendente na frente, além de melhorar o resfriamento dos freios. Já o braço dianteiro inferior tem um ponto de montagem mais baixo, para reduzir a inclinação em frenagens mais bruscas.

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Como de costume, há diversos pacotes especiais para o esportivo. O Weissach é exclusivo do GT3 e aparece pela primeira vez. Ele adiciona teto e componentes da suspensão em fibra de carbono, além de carroceria e chassi reforçados com o mesmo material. Já para o Touring, a Porsche disponibiliza o pacote Leichtbau, que além dos itens citados, também tem rodas de magnésio e uma alavanca de câmbio mais curta, idêntica a do 911 S/T.

Porsche 911 GT3
Porsche 911 GT3 (Divulgação/Porsche)

Por dentro, a Porsche colocou novos assentos do tipo concha de fibra de carbono para economizar peso. De acordo com a montadora, a versão mais leve do novo GT3 pesa apenas 1.200 kg.

Se o cliente quiser, é possível pagar para obter ajustes elétricos de 18 posições. As telas digitais mostram que estamos na era moderna, mas no GT3 a partida ainda é do modo antigo, girando uma pequena chave do lado esquerdo do volante. E, pela primeira vez, é possível configurar o carro com assentos traseiros.

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Porsche 911 GT3
Porsche 911 GT3 (Divulgação/Porsche)

O novo GT3 chega aos EUA só no segundo semestre 2025 e terá um belo aumento de preço. Ele custará a partir de U$ 224.495, cerca de R$ 1,28 milhão na conversão direta, enquanto seu antecessor partia dos U$ 171.500 (R$ 978.000).

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