Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Após 17 anos, Renault Clio teve sua produção encerrada

Modelo lançado em 1999 era fabricado na Argentina e será substituído pelo Kwid em 2017

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 26 mar 2024, 10h04 - Publicado em 3 out 2016, 20h27
ultimo-clio
 (/)
Continua após publicidade

ultimo-clio

Promoções tentam manter o Renault Clio atraente aos que ainda se interessam por ele – foram 10.040 emplacamentos de janeiro a agosto, um número considerável que o coloca na 32ª posição entre os carros de passeio mais vendidos no ano.

O que se tem é um compacto com projeto antigo, porém completo por cerca de R$ 32 mil – o preço de tabela é de R$ 34.985. Mas isso não vai durar muito: o Renault Clio teve sua produção encerrada há poucos dias na fábrica de Santa Isabel, como comprova foto divulgada pelo site argentino CarsDrive

novo-clio--52-
Reestilização também acabou com o vidro traseiro côncavo, uma das marcas do Clio ()

A unidade argentina produzia o compacto desde 2000, mas apenas em meados de 2007 passou a vir do país vizinho, cedendo sua linha de montagem na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para Logan e Sandero. Agora ocorre o oposto: a linha de produção do Clio passará a produzir Logan e Sandero nos próximos meses para abastecer o mercado argentino. Furgão derivado do Logan, o Dokker também poderá ser fabricado na Argentina para substituir o Kangoo. 

Renault Clio (8)
Clio Sedan foi lançado em 2000 e descontinuado em 2009 ()
Continua após a publicidade

Para ocupar o posto do Clio virá o Renault Kwid. Com projeto mais simples, será produzido na unidade paranaense com um novo motor 1.0 três cilindros. Com 3,68m de comprimento, 1,57m de largura, 1,47m de altura e 2,42m de entre-eixos, ele foi mal nos crash-tests feitos na Índia, mas promete estrutura mais reforçada e equipamentos de segurança de série inéditos para o segmento, como airbags laterais de série.

17 anos bem vividos

Renault Clio (4)
Simples de tudo, Clio Yahoo era vendido apenas pela internet em 2001 (Divulgação/Renault)

Apresentada no Salão de Genebra de 1998, a segunda geração do Renault Clio chegou ao Brasil em novembro de 1999. Apesar do design incomum, revolucionou seu segmento com o bom acabamento e pelo fato de ter airbags dianteiros de série mesmo na versão de entrada, que sequer tinha calotas ou para-choques pintados. 

Renault Clio (5)
Sem conta-giros, vidros elétricos ou rádio, mas com airbags: segurança era ponto forte do compacto ()

“Um acessório você pode comprar na loja, um airbag só pode sair de fábrica”, disse à época do lançamento o então presidente da Renault no Brasil, Luc-Alexandre Ménard. Mas o Clio perdeu airbags de série poucos anos antes do item se tornar obrigatório no Brasil, quando se assumiu como carro de entrada da Renault.

Continua após a publicidade
Renault Clio (2)
Clio Jovem Pan, de 2002, tinha rádio CD com display no painel e comando satélite. Custava R$ 19.990 na época (Acervo/Quatro Rodas)

Criado na Turquia, o Clio Sedan chegou em 2000 e fez algum sucesso até o fim de sua produção, em 2009. Por anos o Renault Clio foi considerado uma opção sofisticada entre os compactos, apesar de suas dimensões não serem das maiores. Mas não resistiu à chegada de Logan e Sandero, que ofereciam espaço melhor por velor semelhante.

Renault Clio (7)
Clio F1 teve apenas 5 unidades produuzidas em 2007 para comemorar os títulos da Renault na F1 em 2005 e 2006 ()

Ao longo de 17 anos o Renault Clio usou vários motores, como o 1.6 8V (90cv), 1.6 16V (110 cv), 1.0 8V (60 cv) e 1.0 16V (de 70 a 80 cv), que permaneceu até o fim. Séries especiais foram mais de dez, entre elas, a Yahoo (vendido pela internet), Air, O Boticário, Egeus, F1 (limitado a 5 unidades), Si e Get Up, a mais recente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.