Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Após demissões, GM anuncia layoff a 900 funcionários em São Caetano

Atualmente, quase dois mil trabalhadores estão afastados da fábrica do ABC paulista

Por Anaís Motta
Atualizado em 9 nov 2016, 14h30 - Publicado em 18 Maio 2015, 15h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    Nesta segunda-feira, 18, a General Motors (GM) colocou 900 funcionários da fábrica de São Caetano do Sul, no interior paulista, em layoff. O sistema é uma alternativa para evitar demissões, já que apenas suspende o contrato de trabalho do empregado por um tempo pré-determinado. Neste período, o funcionário continua recebendo salário, pago em parte pela empresa e em parte pelo Governo Federal.

    De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, dos 900 trabalhadores que serão colocados em layoff, 386 já estavam em licença remunerada e os 514 restantes terão o contrato de trabalho suspenso. Os empregados que entrarem no sistema a partir de hoje permanecerão afastados por cinco meses e terão garantia de estabilidade por mais seis meses.

    A fábrica de São Caetano do Sul emprega 10,5 mil operários e, atualmente, 1,8 mil funcionários estão afastados – 819 já estavam em layoff e 467 em licença remunerada. Nessa unidade, são produzidos os modelos Chevrolet Cruze, Spin, Montana e Cobalt.

    Demissões

    Na semana passada, a GM demitiu 150 trabalhadores de sua fábrica no ABC Paulista. Na ocasião, a montadora relatou em comunicado que “os ajustes realizados em seu quadro de empregados fazem parte da rotatividade de pessoas natural da empresa”.

    Neste ano, a Chevrolet já lançou dois Planos de Demissão Voluntária (PDV). O primeiro deles entrou em vigor em fevereiro, e a montadora chegou a oferecer um Chevrolet Prisma, além de salários, para os interessados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.