Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ser híbrido não basta: Ford Fiesta sairá de linha em 2023

Mídia inglesa teve acesso a fontes que garantem que o modelo terá produção encerrada na metade do próximo ano; Ford diz que não comenta especulações

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 25 out 2022, 22h16 - Publicado em 25 out 2022, 22h14
Três Ford Fiesta 2021 branco (esquerda), azul (meio) e verde (direita) vistos 3/4 de frente
Últimas unidades do Fiesta trazem reestilização que não chegou ao Brasil (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

O Ford Fiesta está com seus dias contados. De acordo com o site britânico Auto Express, o hatch compacto terá sua produção encerrada até a metade de 2023. O principal motivo seria a baixa demanda por modelos compactos no mercado europeu, único onde ele ainda é vendido, e a movimentação da Ford rumo aos carros elétricos.

Eletrificação, por si só, não basta. Na europa o compacto da Ford está na sétima geração e tem versões híbridas com motor 1.0 Ecoboost de 125 cv e de 155 cv. Há, ainda, uma versão puramente a combustão, de 100 cv, e o Fiesta ST, com motor 1.5 Ecoboost de 200 cv. Mas o Fiesta não irá além disso.

Formalmente, a Ford não confirmou nada à imprensa inglesa. Contudo, os jornalistas tiveram acesso a relatórios e fontes de dentro da empresa que confirmam que é só questão de tempo até o anúncio ser feito.

Fiesta 1995
O Fiesta estreou no Brasil em 1995, ainda importado da Espanha (Divulgação/Ford)

“Estamos acelerando nossos esforços para apostar na eletrificação e, portanto, revisar nosso portfólio de veículos de acordo com nossa estratégia de negócios. Não comentamos especulações e compartilharemos mais informações nos próximos meses”, respondeu a Ford ao Auto Express.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Embora esteja nos planos da Ford eletrificar o SUV Puma, que divide plataforma com o Fiesta e é produzido na Romênia, o hatch não deverá ter o mesmo destino. Muitas fabricantes estão tendo dificuldades para criar versões elétricas dos seus carros mais baratos e a Ford não foge à regra.

Ford fiesta
Quarta geração foi a primeira a ser produzida no Brasil e foi apelidada de ‘chorão’ devido ao formato dos faróis (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

A Ford poderia driblar esse problema mantendo o Fiesta na atual plataforma Global B Small Car, que tem compatibilidade elétrica. Mas a baixa demanda dos consumidores por hatches compactos não tornaria a ideia viável. O Ford Puma, por sua vez, vem fazendo sucesso na Europa.

Enquanto isso, a atual linha de produção do Fiesta na fábrica de Colônia, na Alemanha, será adaptada para montar carros elétricos com a plataforma MEB da Volkswagen. O primeiro modelo Ford fruto da parceria entre as duas empresas deve ficar pronto já em 2023, coincidindo com o fim do hatchback.

Continua após a publicidade
New Fiesta
A última reestilização do Fiesta no Brasil tentou dar a ele um visual mais atual (Divulgação/Ford)

Aposentadoria antes dos 50 anos

Praticamente um quarentão, o Fiesta completou 46 anos de produção em 2022. O modelo estreou em 1976 e em poucos anos se tornou um queridinho do público europeu. Duas gerações depois, em 1995, o modelo estreou no Brasil, importado da Espanha.

A produção nacional começou apenas um ano depois, em São Bernardo do Campo, e deu início à quarta geração do modelo. A vida do modelo por aqui foi marcada por idas e vindas de sua produção na fábrica do ABC paulista. Porque a quinta geração foi fabricada em Camaçari (BA) de 2002 a 2014.

Continua após a publicidade
Ford Fiesta 2021 azul visto 3/4 de frente
O modelo recebeu uma reestilização para sua sétima geração, que estreou esse ano na Europa, mas será a última (Divulgação/Ford)

Mas em junho de 2019, quando a Ford já estava anunciando que iria fechar a planta de São Bernardo, veio a informação que o hatch sairia de linha no Brasil em sua sexta geração, que estreou em 2011 ainda importada do México. O modelo já havia perdido a versão sedã em junho daquele mesmo ano e via o hatch sendo ofuscado pelo ‘irmão menor’ Ka.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.