Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Apple e BYD trabalharam juntas no desenvolvimento de um carro elétrico

Empresa chinesa trabalhou nas baterias para o veículo autônomo da Apple antes de o projeto ser cancelado este ano

Por Nicolas Tavares
30 out 2024, 07h37
Apple-Car-Eletric
Uma das várias projeções do Projeto Titan, da Apple (Apple/Divulgação)
Continua após publicidade

Um dos segredos mais mal guardados da indústria foi o plano do carro elétrico da Apple. Mesmo que o projeto tenha sido feito em segredo, informações vazavam com frequência até o projeto ser cancelado em fevereiro de 2024. Uma reportagem recente revela mais um detalhe interessante: a gigante da tecnologia estava colaborando com ninguém menos que a BYD.

Segundo a agência Bloomberg, a Apple estava colaborando com a BYD há anos, para que a empresa chinesa fornecesse as baterias para o carro elétrico. Esta parceria teria começado em 2017, apenas três anos depois do início do projeto do veículo. A colaboração teria como meta a criação de uma bateria de lítio ferro fosfato (LFP).

Apple Car
Apple Car (Reprodução/Internet)

Esta bateria teria sido projetada para ser compacta, econômica e eficiente. A BYD cuidou do planejamento da produção e materiais escolhidos, enquanto a Apple teria escolhido engenheiros para trabalhar nas células e na dissipação do calor.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O que teria convencido a Apple é o protótipo da bateria Blade, que a BYD utiliza em quase todos os seus carros atuais. O conceito nasceu da marca chinesa e teria impressionado a empresa norte-americana o suficiente para iniciar a colaboração entre as duas.

byd-blade-battery
(Divulgação/BYD)

Apesar de o projeto ter sido cancelado, a BYD conseguiu aproveitar o que aprendeu no desenvolvimento e aplicou na versão de produção da bateria Blade. A tecnologia permitiu reduzir o espaço utilizado em 50% em comparação às baterias convencionais e tem sido um dos pontos positivos que ajudaram a marca crescer tanto.

Continua após a publicidade

Batizado internamente como Projeto Titan, chegou a empregar cerca de 5.000 funcionários em seu auge. A Apple conversou com diversas empresas para viabilizar o veículo, inclusive considerando deixar a produção para outra fabricante e cuidar somente do software e da tecnologia de condução autônoma. Hyundai, Mercedes-Benz, Nissan e Volkswagen estariam entre as empresas cotadas. Houve até um rumor de que poderia comprar a McLaren.

Em fevereiro de 2024, o projeto foi cancelado completamente e a Apple redistribuiu os recursos para o desenvolvimento de sua Inteligência Artificial.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.