Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ares 500: um Cinquecento Abarth preparado para arrepiar

Com 404 cv e carroceria alargada, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos

Por Da Redação
Atualizado em 23 mar 2017, 17h43 - Publicado em 23 mar 2017, 17h39
Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 4,7 s, com máxima de 288 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 4,7 s, com máxima de 288 km/h (divulgação/Quatro Rodas)

Com 167 cavalos, 23 mkgf, entre-eixos curto e freios e amortecedores reforçados, o Fiat 500 Abarth já é um dos foguetes de bolso mais divertidos disponíveis no mercado. Mas para todo esportivo sempre há uma preparadora interessada em maior desempenho.

Dessa vez foi a Pogea Racing, uma empresa alemã quem fez uma transformação radical. Começando pelo propulsor 1.4 MultiAir, que recebeu uma nova turbina e modificações nos pistões, bielas, válvulas de escape, virabrequm, comando de válvulas e volante do motor. Resultado: potência acima dos 400 cavalos!

Motor 1.4 MultiAir recebeu modificações pesadas
Motor 1.4 MultiAir recebeu modificações pesadas (divulgação/Quatro Rodas)

Para aguentar o tranco, a transmissão recebeu uma embreagem reforçada, com um novo sistema de lubrificação. Os discos de freio perfurados, que no Abarth medem 284 mm, no Ares 500 (este é o nome oficial do modelo) passam para 322 mm, vestindo rodas aro 18 e pneus Michelin Pilot Sport.

Continua após a publicidade
Preparadora alemã tem renome, mas o preço assusta
Preparadora alemã tem renome, mas o preço assusta (divulgação/Quatro Rodas)

A suspensão com amortecedores Koni ganha componentes extras da KW, com direito a uma nova barra estabilizadora que atravessa o porta-malas. E você já deve ter reparado nas fotos que a carroceria foi alargada para abrigar os novos componentes e melhorar a estabilidade.

Barra estabilizadora atravessa o pequeno porta-malas
Barra estabilizadora atravessa o pequeno porta-malas (divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O kit de fibra de carbono que anaboliza o visual é composto de caixas de rodas, para-choques e capô, tudo repleto de novas entradas de ar para dar um ar sinistro ao simpático Cinquecento.

Entre-eixos curtos e rodas nas extremidades: característica dos 500
Entre-eixos curtos e rodas nas extremidades: característica dos 500 (divulgação/Quatro Rodas)

A Pogea afirma que, com a nova configuração, o 500 Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (número provavelmente limitado pelo fato de a tração ser apenas dianteira), com velocidade máxima estimada em 288 km/h!

Continua após a publicidade
Posição de dirigir é alta, mas alavanca de câmbio fica bem próxima do volante
Posição de dirigir é alta, mas alavanca de câmbio fica bem próxima do volante (divulgação/Quatro Rodas)
Tela central do painel é configurável; à esquerda, medidos da pressão do turbo
Tela central do painel é configurável; à esquerda, medidor da pressão do turbo (divulgação/Quatro Rodas)
Bancos do tipo concha para os passageiros dianteiros
Bancos do tipo concha para os passageiros dianteiros (divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O preço, porém, é alto até para os padrões europeus: 58.950 euros, o suficiente para comprar um Porsche Cayman na Alemanha. Aí fica difícil…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.