Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

As ausências do Salão que chegam ao Brasil logo mais

As fábricas não apresentaram todas as novidades que podiam no Salão do Automóvel de São Paulo. Mostramos aqui o que chegará a partir de 2017

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 dez 2016, 13h13
Ford EcoSport, Mercedes-Benz Classe X, VW Tiguan e Renault Alaskan
Ford EcoSport, Mercedes-Benz Classe X, VW Tiguan e Renault Alaskan (Divulgação)

O Salão do Automóvel deste ano esteve cheio de novidades. Os organizadores falaram em “cerca de 150 lançamentos”. Eles contabilizaram não só as avant-première como também os carros apresentados durante este ano inteiro e até versões inéditas. Apesar desse grande volume de estreias, as marcas brasileiras não mostraram tudo.

A Ford, por exemplo, poderia ter exibido o novo EcoSport, já que o modelo está pronto. Mas enquanto o evento acontecia no Brasil, o novo EcoSport foi apresentado nos Estados Unidosmercado onde ele começa a ser vendido em 2018.

As ausências do Salão que chegam ao Brasil logo mais
Na dianteira, a grade está mais alta e os faróis ficaram maiores (divulgação/Ford)

Segundo fontes, a Ford do Brasil bem que tentou levar o novo Eco para o Salão, mas a matriz não autorizou por entender que a primeira aparição do modelo deveria ser em território americano, onde as gerações anteriores nunca foram vendidas.

Pelas fotos oficiais ao lado, é possível ver como o SUV ficou e ter uma ideia de como será no Brasil, uma vez que a veículo vendido aqui não será igual. A maior diferença estará na traseira, onde a nossa versão manterá o estepe. Nos Estados Unidos, assim como já acontece na Europa, o estepe foi substituído por um kit de reparo.

Continua após a publicidade
novo Ford EcoSport
Europa e EUA preferem a configuração sem o estepe na traseira ()

Mas a traseira é o que menos mudou no carro. Externamente, aliás, a maior alteração se resume à grade dianteira, que ficou parecida com a do Ford Edge.

A principal novidade está no interior. O EcoSport recebeu novos bancos, painel e lateral das portas. Segundo informantes, o interior era alvo de críticas por parte dos consumidores. Por isso, pode-se esperar novos materiais e melhor apuro na confecção e encaixe das peças.

novo Ford EcoSport
Interior renovado será o mesmo do novo Fiesta ()
Continua após a publicidade

Os americanos viram o novo SUV da Ford antes, mas os brasileiros devem ser os primeiros a encontrar o carro nas lojas, uma vez que a comercialização por aqui começa em 2017.

Outro carro que está pronto mas não deu as caras no Salão foi o VW Up!. E a razão neste caso não foi a primazia da matriz, pois ele já foi mostrado na Europa. Por aqui, de acordo com fontes, a marca decidiu segurar a novidade mais um pouco para não desagradar aos clientes que acabaram de comprar o hatch. Afinal, o Up! foi lançado no Brasil há apenas dois anos.

vw-up
Em sua primeira mudança visual, o Up! ganhou visual mais esportivo com linhas mais retas ()

Considerando que as mudanças de linha costumam ocorrer a cada três anos, o novo Up! é outra estreia que fica para 2017. As mudanças serão sutis, como novos para-choques, um vão maior para a grade dianteira e um console ampliado, no painel.

Continua após a publicidade
Volkswagen Up! TSI 2017
Novo painel de instrumentos do Up! veio do Fusca ()

Ainda na VW, outra ausência sentida foi a do novo Tiguan. Sua falta na mostra nacional pode ser atribuída a dois motivos. O primeiro é o fato de a fábrica ter decidido manter a versão antiga (que acaba de ganhar uma versão de entrada com motor 1.4 TSI) em oferta – segundo a empresa, o modelo da geração anterior faz sucesso em mercados como o brasileiro.

Novo VW Tiguan 2017
Recém-lançado na Europa, Tiguan está na segunda geração (Divulgação)

E prepare-se para a grande “novidade”: a nova geração do Tiguan será vendida junto com a antiga. O outro motivo do atraso é a falta de carros para exportação, isso porque, como ocorre com quase todo lançamento, toda a produção inicial é absorvida pelo mercado do país de origem.

Continua após a publicidade

A Nissan bem que trouxe a nova picape Frontier, mas as sócias de projeto, Mercedes (Classe X) e Renault (Alaskan), preferiram a discrição. É bem verdade que a Frontier foi a primeira a ser lançada mundialmente – ela estreou em 2014, na Tailândia. Mas as demais já foram apresentadas em outras partes do mundo: a Renault foi exibida no Salão de Paris (dias antes do Salão de São Paulo), já na versão de produção, e a Mercedes surgiu como conceito, em um evento organizado pela fábrica em outubro, na Suécia.

As ausências do Salão que chegam ao Brasil logo mais
Apesar da identidade própria, a Alaskan revela seu parentesco com a Frontier pelas linhas laterais (Divulgação)

De acordo com informantes, o protótipo da Classe X é uma unidade muito próxima do que deve ser a versão definitiva. Por aqui, enquanto a Frontier começa a ser vendida no início de 2017, as outras chegam no final do ano, já como linha 2018.

Classe X já tem linhas muito próximas das definitivas
Classe X já tem linhas muito próximas das definitivas (Divulgação)
Continua após a publicidade

Versões definitivas

A Renault Alaskan não foi o único modelo mostrado no Salão de Paris e ausente do Salão de São Paulo. O SUV Toyota C-HR teve o mesmo destino. Na França, ele foi a principal estrela da marca, tendo várias unidades expostas, em cores e versões diferentes. Mas, por aqui, ele foi representado pelo C-HR Concept, um protótipo exibido em 2014. Ou seja, dois anos antes, no mesmo Salão de Paris.

Discretamente, o C-HR de série foi exibido apenas no site da Toyota
Discretamente, o C-HR de série foi exibido apenas no site da Toyota (Divulgação)

Justiça seja feita, pelo menos a Toyota trouxe o carro-conceito, coisa que a Renault nem chegou a cogitar.

A Toyota ainda não fechou a estratégia para o C-HR no Brasil. Ele pode até ser produzido no país, uma vez que usa a plataforma TNGA, que servirá de base para a futura geração do Corolla e do Prius (outro candidato à produção local).

Mas é certo que a empresa não quer ficar de fora do segmento. Apesar de exibir o conceito, a montadora usou as imagens do carro na versão final em seu site, para chamar os clientes ao estande da marca no Salão. Por que será?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.