Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

As dez vezes em que o Longa Duração acabou antes da hora

Roubos, acidentes e até mergulho no rio anteciparam o fim do teste de uma dezena de carros

Por Da Redação
9 ago 2018, 12h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Longa Duração é uma das seções mais antigas e conhecidas de QUATRO RODAS.

    O teste, que não é feito por nenhuma outra revista do mundo, envolve a compra (de forma anônima) de um automóvel, a rodagem prolongada dele e seu posterior desmonte para avaliação.

    Só que nem sempre conseguimos chegar à quilometragem final – atualmente vamos até os 60 mil km. Relembramos dez oportunidades em que alguns carros da nossa frota se transformaram em “curta duração”.

    Volkswagen Voyage (1987)

    Volkswagen Voyage Roubado Longa Duração
    O Voyage terminou o teste desmontado, como previsto. Pena que não foi por nós (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    A polícia de São Paulo telefonou para avisar que encontrara o sedã oito dias depois do roubo. Mas fez questão de adiantar que o serviço “havia sido bem feito”.

    Eles se referiam ao desmanche, que não perdoou nem os difusores do sistema de ventilação e encerrou o teste aos 22.169 km.

    Chevrolet Vectra (1995)

    Chevrolet Vectra Roubado Longa Duração
    Os ladrões não só rodaram mais de 30 mil km como fizeram até documentos novos (e falsos) para o Vectra (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Não deu tempo nem de fazer o primeiro teste dele. Nosso então fotógrafo Marco de Bari, falecido em 2016, até tentou argumentar com os ladrões.

    Não adiantou nada, e os meliantes rodaram mais de 30 mil quilômetros com o Vectra até ele ser encontrado, nove meses depois, em Araras (SP).

    Chevrolet Montana (2004)

    Chevrolet Montana Longa Duração
    O estrago da Montana até foi reparado, mas não impediu que ela fosse trocada no Longa Duração (Felipe Barcellos/Quatro Rodas)

    Aos 23.296 quilômetros a Montana derrapou e rodou quatro vezes na pista antes de parar, amassada na dianteira e traseira.

    Ela até foi consertada, mas optamos por comprar outra e refazer o teste

    Continua após a publicidade

    Fiat Stilo (2003)

    Fiat Stilo Longa Duração
    Veja o lado bom: pelo menos o Stilo deu adeus ao Longa de cara limpa (e molhada) (Reinado Rollo/Quatro Rodas)

    Uma das fotos mais icônicas do Longa Duração retrata o fim antecipado (e molhado) do hatch médio, que tinha 6.000 km.

    Na ocasião o Stilo fazia sua primeira grande viagem – até Floriano (PI) -, e o fotógrafo Reinado Rollo quis registrar o carro ao lado do rio Parnaíba.

    Só que o carro começou a se mover enquanto Rollo preparava o clique, e não houve tempo para salvar o Stilo de mergulhar na água, e ficar lá no fundo por dois dias.

    Volkswagen Santana (1991)

    Volkswagen Santana
    Rodamos, desmontamos, montamos e testamos de tudo no Santana antes da homocinética recondicionada abrir o bico (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Maldade ele estar na lista. Era para rodar 50 mil km, e rodou.

    Convertemos para gasolina e fomos até os 75 mil km. Até tentamos levá-lo aos 100 mil km usando peças recondicionadas, mas o sedã quebrou aos 87.318 km, vitimado pela quebra da homocinética.

    Fiat Uno (1991)

    Fiat Uno Longa Duração Soda Cáustica
    Sinal dos tempos: ainda há problemas na revisão, mas pelo menos uma concessionária nunca mais estragou um motor de um carro nosso (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    “O carro pegou fogo, doutor?” A pergunta do frentista encerrava o teste do Mille, aos 12.051 km.

    Na revisão uma concessionária de São Paulo usou alguma soda cáustica para lavar o motor – e demorou demais para enxaguar.

    Continua após a publicidade

    O estrago foi irreversível, e o Mille nos deixou prematuramente.

    Volkswagen Fusca (1994)

    Volkswagen Fusca
    O Fusca voltou a ser feito na década de 90, mas quis o destino que o mesmo não ocorresse com ele no Longa Duração (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    O Fusca subiu no canteiro central da avenida dos Bandeirantes, em São Paulo, rodou e só não capotou porque bateu em um poste.

    Aos 29.384 quilômetros, ele deixava as páginas de testes para entrar na história. Só voltamos a dirigir um na seção Grandes Brasileiros.

    Fiat Idea (2006)

    Fiat Idea Longa Duração
    Bem que tentamos, mas não deu para o Idea cumprir o Longa Duração (Silvio Goya/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O monovolume da Fiat no Longa Duração é, antes de tudo, um sofredor.

    Na primeira tentativa em que compramos ele o teste foi encerrado após o modelo ser roubado, aos 7.000 km.

    Com o prêmio da seguradora compramos outro Idea, igual ao anterior, e que também foi roubado.

    Só que dessa vez o modelo foi recuperado intacto, e continuamos com o teste.

    E aí fomos vítimas de nós mesmos.

    Por um descuido, perdemos uma das revisões obrigatórias e, com isso, a garantia de fábrica. Isso inviabilizou a continuidade do teste, e novamente o Idea deixou o Longa Duração.

    Suzuki Swift (1992)

    Suzuki Swift
    Nem um caminhão foi capaz de impedir o fotógrafo Cláudio Larangeira de fazer seu trabalho (Cláudio Larangeira/Quatro Rodas)

    Nosso primeiro carro estrangeiro foi reduzido a meio metro de altura após ser esmagado por um caminhão de lixo em Porto Velho (RO).

    O fotógrafo Cláudio Larangeira não só sobreviveu ao susto como fez as fotos do estrago.

    Volkswagen Fusca (1976)

    Volkswagen Fusca
    O crime foi um dos principais responsáveis por encurtar os testes do Longa Duração (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    O leitor nem ficou sabendo quando o repórter Edson Higo do Prazo capotou um Fusca, em 1976.

    Na época só publicávamos a situação dos carros no fim do teste (que ocorria aos 30 mil quilômetros). Compramos outro (este, da foto) e fomos em frente.

    Bônus: Effa M100 (2009)

    Effa M100 Longa Duração

    O Effa M100 foi o único carro que, de tão inseguro e com assistência ruim, saiu do Longa Duração por opção nossa.

    O primeiro carro chinês a participar do Longa Duração também foi o único a ser desmontado antes da hora.

    A péssima assistência técnica e a incapacidade da suspensão de manter o hatch estável na estrada nos levaram a finalizar o teste após rodarmos 42.100 km.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.