Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Aston Martin DBX707 é SUV esportivo de fazer Lamborghini Urus comer poeira

Novo câmbio permitiu Aston Martin elevar números do SUV em 157 cv e 20,1 kgfm sem trocar o V8. Com potência no nome, DBX707 quer combater o Lamborghini Urus

Por Eduardo Passos
1 fev 2022, 14h41
Aston Martin DBX707 estreia com 707 cv — 157 cv a mais que o resto da linha
Aston Martin DBX707 estreia com 707 cv — 157 cv a mais que o resto da linha (Divulgação/Aston Martin)
Continua após publicidade

Usado como carro médico da Fórmula 1 em 2021, o Aston Martin DBX parece ter gostado da velocidade. O SUV de luxo acaba de estrear sua nova versão de topo, o Aston Martin DBX707, que traz a potência no nome e supera com folga seus rivais no segmento de SUVs superesportivos.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Sem trocar o 4.0 V8 já utilizado pelo DBX, a fabricante elevou os números do motor para 707 cv e 91,7 kgfm — quase 200 cv e 21 kgfm de aumento. O principal fator responsável, entretanto, é o uso de nova transmissão automática de nove marchas e dupla embreagem, que permitiu à marca extrair o máximo dos oito cilindros.

Mas o V8 também melhorou, e não apenas ganhou turbocompressores roletados, como também nova calibração. Com respostas mais rápidas e um novo diferencial eletrônico, o SUV de 2.245 kg vai de 0 a 100 km/h em 3,3 s, superando, com folga, os números do Lamborghini Urus.

Aston Martin DBX707 (3)
Barras horizontais são duplas para diferenciar melhor a versão superesportiva (Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

Quatro escapamentos

Para arrefecer o motor “envenenado”, a Aston Martin redesenhou a grade dianteira do DBX, que ganhou barras duplas e, mais visível, nova entrada de ar inferior, que também alimenta os freios a discos de carbono-cerâmica. 

Atrás, o par de escapamentos foi duplicado. Além do escape quádruplo — com som afinado em novo tom — a versão superesportiva conta com novo difusor de ar e aerofólio. O para-choque traseiro é mais “musculoso” que o original, e rodas de aro 23 agora são oferecidas como opcionais.

São 5,04 m de comprimento, 3,06 m de entre-eixos, 2,2 m de largura e 1,68 m de altura
São 5,04 m de comprimento, 3,06 m de entre-eixos, 2,2 m de largura e 1,68 m de altura (Divulgação/Aston Martin)

Condução de superesportivo

O Aston Martin DBX707 é, indiscutivelmente, um SUV grande — maior e mais alto que a Fiat Toro, por exemplo —, mas isso não significa que os 707 cv são desperdiçados. 

Continua após a publicidade
Distribuição de torque é automática, podendo enviar 100% da força ao eixo traseiro
Distribuição de torque é automática, podendo enviar 100% da força ao eixo traseiro (Divulgação/Aston Martin)

Quem quiser arrancar ao estilo de um Vantage pode optar pelos modos de condução esportiva, nos quais uma “nova lógica” de operação da caixa de transferência e controle de estabilidade do DBX criam uma experiência bem próxima de modelos baixos.

Conjunto de carbono-cerâmica pesa 40,5 kg a menos e é resfriado com ar da admissão e do assoalho
Conjunto de carbono-cerâmica pesa 40,5 kg a menos e é resfriado com ar da admissão e do solo (Divulgação/Aston Martin)

A suspensão trabalha bastante em todas as condições, com sistema adaptativo a ar que é ligado ao ajuste da direção elétrica. Com ajustes constantes, o utilitário tem vão livre que vai de 17,5 cm a 22 cm e se adapta a buracos, curvas e outras pedras no caminho.

Continua após a publicidade
Painel do novo Aston Martin DBX707
Painel do novo Aston Martin DBX707 (Divulgação/Aston Martin)

Ele é, inclusive, bem confortável, com todos os ocupantes sentados em assentos de couro aquecidos e ajustáveis eletricamente em 16 modos de série. Há três opções de estofamento que incluem a Inspire Sport, com couro semi-anilina e emblema da fabricante gravado.

Aston Martin DBX707 (16)
Quem não quiser assentos esportivos (foto) poderá optar por versão mais luxuosa (Divulgação/Aston Martin)

Quem não estiver satisfeito, reforçam os ingleses, pode recorrer à equipe de personalização Q By Aston Martin, que oferecerá opções únicas que vão de pinturas aos materiais da cabine.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Conforto de sobra para andar a 310 km/h no banco de trás do SUV de 707 cv
Conforto de sobra para andar a 310 km/h no banco de trás do SUV de 707 cv (Divulgação/Aston Martin)

A produção do novo Aston Martin DBX707 começará até março de 2022. Custando a partir de US$ 235.086, o SUV de luxo mais potente do mundo será entregue a partir de abril deste ano.

Seu por 236 mil dólares
Seu por 236 mil dólares (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 753 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.