Aston Martin se une a Red Bull por carro mais rápido que F-1
AM-RB 001 será desenvolvido pelo renomado projetista Adrian Newey
A Aston Martin oficializou uma parceria com a equipe de F-1 Red Bull para desenvolver e projetar “um hiperesportivo da próxima geração”. De acordo com fontes ligadas à marca, o veículo será superior a qualquer superesportivo atual em aceleração, velocidade máxima e desempenho em pista, possivelmente deixando muitos carros de corrida para trás. Por enquanto, a marca divulgou apenas um teaser baseado em esboços de um veículo desconhecido.
O projeto conhecido pelo codinome AM-RB 001 será liderado por Adrian Newey, um dos projetistas mais renomados da história do automobilismo e criador de monopostos vencedores, como as Red Bull pilotadas por Sebastian Vettel em seus quatro títulos mundiais. Newey contará com o apoio de uma equipe especial de profissionais, que trabalharão em um estúdio especialmente construído dentro da sede da Aston Martin, em Gaydon, na Inglaterra.
Segundo informações da revista Autocar, apenas 99 unidades serão produzidas com a assinatura da divisão especial Q, responsável pelo projeto do Vulcan, um bólido voltado para uso em pista. Cada veículo será vendido por um preço entre 2 e 3 milhões de libras esterlinas a partir de 2018, sendo que a Aston Martin contará com a assistência da AF Racing, sua parceira nas competições de Gran Turismo, nos serviços de venda e pós-venda.
O atual CEO da Aston Martin, Andy Palmer, afirmou que o AM-RB 001 será o primeiro veículo com motor central produzido pela empresa. Em entrevista à Autocar, o executivo revelou que o carro “pode ser mais rápido que um Fórmula 1 em Silverstone”, referindo-se ao tradicional circuito inglês que recebe anualmente a categoria. O desenvolvimento deste projeto faz parte da ousada meta da marca de lançar duas séries especiais de modelos exclusivos a cada ano.