Lawrence Stroll CEO da Aston Martin, anunciou que a partir de 2024, todos os principais modelos da marca terão pelo menos a opção de mecânica híbrida plug-in (PHEV). A decisão veio logo após a estreia do próximo supercarro Valhalla, um PHEV, e representa uma antecipação em dois anos para o plano originalmente traçado.
Lawrence afirmou que esse processo de eletrificação será seguido por todos os Aston Martin, garantindo a transição dos motores de combustão interna para os esportivos totalmente elétricos previstos para o futuro.
A estratégia de eletrificação inclui o DBX SUV, o recém-revelado DB12 e os Vantage e DBS. A intenção da Aston Martin é que os modelos híbridos sejam uma porta de entrada para uma futura eletrificação total dos modelos.
Para garantir essa transição, a Aston Martin vai se valer de conjuntos mecânicos híbridos plug-in fornecidos pela Mercedes-AMG. Embora os detalhes completos ainda não tenham sido divulgados, especula-se que a Aston Martin fará uso de variações do motor V8 4;0 biturbo eletrificado, com um motor elétrico montado na parte traseira, semelhante ao utilizado nos modelos E-Performance da Mercedes-AMG.
Já falando do desempenho, o novo conjunto PHEV da Aston Martin promete ultrapassar 1000 cv, já contando com a ajuda do motor elétrico de 200 cv. Por isso estima-se que seria possível ter Aston Martin capaz de chegar aos 100 km/h em 2,5 segundos.
Quanto próximo passo, a Aston Martin está preparando o lançamento do seu primeiro carro elétrico para 2026.