Ainda com previsão de início das entregas para daqui a dois anos e com 95% do projeto concluído, a Aston Martin divulgou a versão de produção do seu novo superesportivo híbrido, o Valhalla. O que é certo é que ele será usado por James Bond no próximo filme da franquia “007”.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O Aston Martin Valhalla tem V8 4.0 biturbo de 750 cv fornecido pela Mercedes-AMG e instalado em posição central, algo inédito entre os carros da fabricante britânica.
Mas o que o torna tão especial é a presença de um par de motores elétricos, um em cada eixo. O modelo até pode andar movido apenas por eles, mas sua função é dar assistir o motor V8 e, em determinadas situações, garantir tração nas quatro rodas – afinal, ele prioriza a tração traseira. Combinados, os motores entregam até 950 cv e 101,9 kgfm.
Na versão de produção, divulgada pela empresa, o câmbio é de duas embreagens e oito marchas desenvolvido pela própria Aston Martin. Os britânicos afirmam que um sistema torna possível a utilização de diferentes marchas pelos motores em um mesmo momento.
Poderia ser o segredo para o baita desempenho: 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h. Com esses números, a Aston visa um tempo de volta em Nürburgring abaixo dos 6 minutos e 30 segundos.
Ao utilizar apenas os motores elétricos, o superesportivo híbrido chega aos 130 km/h, porém a autonomia das baterias é de apenas 15 quilômetros.
Além da motorização, dois pontos focais da Aston Martin foram o design aerodinâmico e o desempenho do modelo. A especificação apresentada pela empresa visa um peso abaixo dos 1.500 quilos e, para isso, grande parte do esportivo utiliza fibra de carbono.
Fora isso, o Valhalla foi desenvolvido em túnel de vento e tem recursos aerodinâmicos ativos que geram até 600 kg de downforce quando o carro se encontra a 241 km/h. O difusor dianteiro chama atenção pelo visual recortado, com a finalidade de impulsionar ainda mais a aerodinâmica do modelo.
Lawrence Stroll, dono e membro da Aston Martin e da escuderia na Fórmula 1, explicou que a revelação neste momento pareceu apropriada por conta da proximidade com o GP de Silverstone que, como ele afirmou, “marca o retorno da Aston Martin ao Grande Prêmio da Inglaterra pela primeira vez em mais de 60 anos”, concluiu.
Aproveitando que a empresa está de volta à Fórmula 1 na temporada atual, o Valhalla terá uma suspensão dianteira pushrod, bem ao estilo dos carros da F1. Somado à suspensão está um grupo de amortecedores especiais Multimatic, capaz até de levantar o nariz do carro para passar por lombadas.
Ainda nas rodas, os freios utilizados são de carbono e cerâmica com a tecnologia de “break-by-wire”. Para completar a exclusividade dos detalhes, a Michelin produziu pneus específicos para o superesportivo.
Relativo a segurança, a fabricante não informou quais serão os sistemas presentes no modelo, mas são esperadas assistências de direção, como frenagem de emergência, aviso de colisão, piloto automático do tipo “cruise control” e monitoramento dos pontos cegos do motorista.
Além de ser um carro com foco em desempenho, que busca o recorde de volta em Nürburgring, a Aston Martin não deixou o luxo de lado. A cor do modelo divulgado é a chamada verde “British Racing”, utilizada inclusive nos AMR21 da escuderia na Fórmula 1.
Em relação ao conforto, a empresa garantiu que o cockpit será maior quando comparado ao do Valkyrie. Internamente, o modelo oferece uma tela sensível ao toque com Apple CarPlay e Android Auto e uma coluna de direção ajustável.
A empresa ficou reticente em apresentar mais detalhes do interior do superesportivo, algo que deve ser feito quando as vendas forem disponibilizadas ao público.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.