Aston Martin Valkyrie: Fórmula 1 de rua aparece em novas fotos
Fabricante mostrou pela primeira vez imagens do interior simplório do hiperesportivo
Nem todos os mistérios acerca do Aston Martin Valkyrie foram revelados, mas novas imagens reveladas pela marca esta semana indicam que seu primeiro “hipercarro” terá mais parentesco com a Fórmula 1 do que alguns palpites mais conservadores indicavam – inclusive no interior.
O modelo desenvolvido em parceria com a Red Bull e o projetista Adrian Newey (responsável pelos carros da equipe na F1) terá volante destacável e telas de LCD para informar dados de desempenho, informações do computador de bordo e até imagens das câmeras que irão substituir seus retrovisores.
Como um Fórmula 1, o Valkyrie terá carroceria feita em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP, na sigla em inglês), assoalho plano, aerodinâmica ativa e suspensão de braços sobrepostos.
A Aston Martin também destacou a busca pela adoção dos materiais mais leves possíveis. Os faróis, por exemplo, são fixados em uma estrutura de alumínio que deixou o conjunto até 40% mais leve do que os sistemas usados nos carros de produção da marca.
Nem o logotipo da fabricante escapou do regime. A Aston Martin considera a peça usada em seus modelos “convencionais” muito pesada e alta, o que poderia prejudicar a aerodinâmica do Valkyrie. A solução mais simples seria um adesivo, mas ele é considerado muito simplório para um carro que, estima-se, custará mais de R$ 12 milhões. Para resolver o impasse, a empresa criou um logotipo de alumínio colado no capô com meros 0,07 milímetros de espessura.
No interior a Aston Martin colocou apenas o mínimo para tornar esse carro legalizado para as ruas. Os bancos, se é que podem ser chamados assim, são pedaços de espuma feitos sob medida colados diretamente à carroceria. Exatamente como ocorre nos – você adivinhou – Fórmula 1.
O volante reúne todos os comandos essenciais para a condução e o ar-condicionado, que com três minúsculas saídas no painel é uma das raras concessões para o conforto.
Apesar de não aparentar nas imagens, o Valkyrie ainda está em desenvolvimento. Segundo a Aston Martin, “95%” do carro está pronto, mas o mistério em torno de sua mecânica continua – o modelo mostrado nas imagens é mais um protótipo sem motor. Os rumores mais fortes indicam que o modelo terá um V12 6.5 aspirado auxiliado por um (ou mais) motores elétricos, permitindo que a potência combinada ultrapasse os 1.100 cv.
Todas as 175 unidades do Valkyrie (sendo 25 para uso exclusivo nas pistas) já foram vendidas. A previsão é que o modelo chegue às ruas somente em 2019.