Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Aston Martin Vanquish renasce das cinzas com motor V12 refeito e com 835 cv

Esportivo estava fora de linha desde 2018 e retorna em sua terceira geração mais avançado do que nunca com V12 totalmente refeito

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 10 fev 2025, 17h14 - Publicado em 4 set 2024, 11h00
Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após publicidade

Foram seis anos sem um dos maiores ícones da Aston Martin, mas a espera acabou. O Vanquish está de volta em sua terceira geração com novo visual e motor V12 inteiramente renovado para entregar mais potência que o Vantage.

No papel, a Aston Martin anuncia que o motor V12 5.2 é o mesmo do modelo que saiu de linha em 2018. Mas na prática, as mudanças feitas fazem dele praticamente um novo bloco.

Aston Martin Vanquish
O motor V12 é o mesmo, mas foram tantas atualizações que poderia ser considerado um novo (Divulgação/Aston Martin)

Para chegar aos 835 cv e 102 kgfm — antes eram 603 cv e 64,28 kgfm — a montadora britânica precisou adicionar refez bloco, cabeçote, comando de válvulas, bielas, turbocompressores, injetores, além de realocar as velas de ignição.

Compartilhe essa matéria via:

Há até um novo recurso para o motor, chamado de Boost Reserve. Ele funciona como uma potência por demanda, que atua aumentando a pressão de sobrealimentação do turbo além do necessário com uma aceleração parcial, coordenando cuidadosamente o acelerador e a wastegate controlada eletronicamente. Desse modo, quando o motorista precisar de mais potência — ou seja, pisar fundo — o impulso estará pronto para ser usado.

Continua após a publicidade

Para dar conta da aceleração, a Aston adaptou a relação da transmissão automática de oito marchas. O câmbio é montado na traseira, junto de um diferencial de deslizamento limitado eletrônico, que gerencia a tração das rodas. Com esse conjunto, o Vanquish pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s e chegar aos 345 km/h.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)

Para manter a estabilidade, o novo Vanquish tem uma série de sistemas avançados. Os amortecedores são Bilstein DTX, controlados por uma unidade de medição inercial de seis eixos. Para as curvas, há o novo Corner Braking 2.0, um sistema que, na prática, permite ao motorista frear mais tarde nas curvas, sem correr o risco das rodas traseiras perderem a aderência.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

A suspensão é multilink na traseira e de duplo braço na dianteira. Já os freios tem discos de carbono-cerâmica de 410 mm na frente e 366 mm na traseira, enquanto as rodas são forjadas de 21’’. O chassi é um monocoque como os demais Aston Martins modernos, porém a carroceria é feita de fibra de carbono para economizar peso, chegando aos 1.773 kg de peso seco, segundo a fabricante.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)

Novo design e interior do século XXI

A forma curvada do capô continua lá, mas ele ganhou novos vincos e as saídas de ar estão mais centralizadas. A Aston também não mexeu nos faróis arredondados, só os deixou maiores e mais ovais. Na grade a reformulação foi completa, e agora ela está bem maior, indo até a base do para-choque.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

As linhas laterais estão mais curvas e demarcam melhor a caixa de rodas traseiras. Na traseira, o spoiler agora está um pouco menos curvado. A parte central do porta-malas foi pintada de preto e as lanternas tem um novo formato, sendo dispostas na vertical. O para-choque foi redesenhado, tem uma parte pintada maior e abriga novas saídas de escape.

Aston Martin Vanquish
Comparado ao modelo de 2018, o interior do Vanquish faz jus ao século em que vivemos (Divulgação/Aston Martin)

Por dentro, a Aston fez um belo trabalho de modernização. Quando saiu de linha em 2018, o Vanquish tinha um interior ultrapassado e simples para a época. Mas agora a coisa mudou.

Aston Martin Vanquish
Interior Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

Começando pelo quadro de instrumentos digital totalmente configurável com tela de 10,25’’. A central multimídia tem o mesmo tamanho e está localizada mais abaixo, emoldurada próxima ao console central. Nela, além de se conectar com o Android Auto e Apple CarPlay, o motorista também acessa as funções de climatização, já que não há botões físicos para o ar-condicionado.

Aston Martin Vanquish
Muitos botões físicos foram mantidos, menos os do ar-condicionado (Divulgação/Aston Martin)

Porém, diferente de carros mais modernos, o console central e o painel ainda concentram uma boa quantidade de botões, todos físicos. O volante também é novo, com design de três raios e mais botões para auxiliar nos controles do veículo e da multimídia. E o sistema de som é surround duplo da Bowers & Wilkins com 15 alto-falantes.

As primeiras entregas do Vanquish começam no final deste ano para os Estados Unidos. A Aston Martin divulgou que serão produzidas menos de 1.000 unidades por ano. Inicialmente, cada uma terá um preço sugerido de U$ 429.000, cerca de R$ 2,42 milhões.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.