Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Aston Martin Vanquish renasce das cinzas com motor V12 refeito e com 835 cv

Esportivo estava fora de linha desde 2018 e retorna em sua terceira geração mais avançado do que nunca com V12 totalmente refeito

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 set 2024, 11h41 - Publicado em 4 set 2024, 11h00
Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após publicidade

Foram seis anos sem um dos maiores ícones da Aston Martin, mas a espera acabou. O Vanquish está de volta em sua terceira geração com novo visual e motor V12 inteiramente renovado para entregar mais potência que o Vantage.

No papel, a Aston Martin anuncia que o motor V12 5.4 é o mesmo do modelo que saiu de linha em 2018. Mas na prática, as mudanças feitas fazem dele praticamente um novo bloco.

Aston Martin Vanquish
O motor V12 é o mesmo, mas foram tantas atualizações que poderia ser considerado um novo (Divulgação/Aston Martin)

Para chegar aos 835 cv e 102 kgfm — antes eram 603 cv e 64,28 kgfm — a montadora britânica precisou adicionar refez bloco, cabeçote, comando de válvulas, bielas, turbocompressores, injetores, além de realocar as velas de ignição.

Compartilhe essa matéria via:

Há até um novo recurso para o motor, chamado de Boost Reserve. Ele funciona como uma potência por demanda, que atua aumentando a pressão de sobrealimentação do turbo além do necessário com uma aceleração parcial, coordenando cuidadosamente o acelerador e a wastegate controlada eletronicamente. Desse modo, quando o motorista precisar de mais potência — ou seja, pisar fundo — o impulso estará pronto para ser usado.

Continua após a publicidade

Para dar conta da aceleração, a Aston adaptou a relação da transmissão automática de oito marchas. O câmbio é montado na traseira, junto de um diferencial de deslizamento limitado eletrônico, que gerencia a tração das rodas. Com esse conjunto, o Vanquish pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s e chegar aos 345 km/h.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)

Para manter a estabilidade, o novo Vanquish tem uma série de sistemas avançados. Os amortecedores são Bilstein DTX, controlados por uma unidade de medição inercial de seis eixos. Para as curvas, há o novo Corner Braking 2.0, um sistema que, na prática, permite ao motorista frear mais tarde nas curvas, sem correr o risco das rodas traseiras perderem a aderência.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

A suspensão é multilink na traseira e de duplo braço na dianteira. Já os freios tem discos de carbono-cerâmica de 410 mm na frente e 366 mm na traseira, enquanto as rodas são forjadas de 21’’. O chassi é um monocoque como os demais Aston Martins modernos, porém a carroceria é feita de fibra de carbono para economizar peso, chegando aos 1.773 kg de peso seco, segundo a fabricante.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)

Novo design e interior do século XXI

A forma curvada do capô continua lá, mas ele ganhou novos vincos e as saídas de ar estão mais centralizadas. A Aston também não mexeu nos faróis arredondados, só os deixou maiores e mais ovais. Na grade a reformulação foi completa, e agora ela está bem maior, indo até a base do para-choque.

Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

As linhas laterais estão mais curvas e demarcam melhor a caixa de rodas traseiras. Na traseira, o spoiler agora está um pouco menos curvado. A parte central do porta-malas foi pintada de preto e as lanternas tem um novo formato, sendo dispostas na vertical. O para-choque foi redesenhado, tem uma parte pintada maior e abriga novas saídas de escape.

Aston Martin Vanquish
Comparado ao modelo de 2018, o interior do Vanquish faz jus ao século em que vivemos (Divulgação/Aston Martin)

Por dentro, a Aston fez um belo trabalho de modernização. Quando saiu de linha em 2018, o Vanquish tinha um interior ultrapassado e simples para a época. Mas agora a coisa mudou.

Aston Martin Vanquish
Interior Aston Martin Vanquish (Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

Começando pelo quadro de instrumentos digital totalmente configurável com tela de 10,25’’. A central multimídia tem o mesmo tamanho e está localizada mais abaixo, emoldurada próxima ao console central. Nela, além de se conectar com o Android Auto e Apple CarPlay, o motorista também acessa as funções de climatização, já que não há botões físicos para o ar-condicionado.

Aston Martin Vanquish
Muitos botões físicos foram mantidos, menos os do ar-condicionado (Divulgação/Aston Martin)

Porém, diferente de carros mais modernos, o console central e o painel ainda concentram uma boa quantidade de botões, todos físicos. O volante também é novo, com design de três raios e mais botões para auxiliar nos controles do veículo e da multimídia. E o sistema de som é surround duplo da Bowers & Wilkins com 15 alto-falantes.

As primeiras entregas do Vanquish começam no final deste ano para os Estados Unidos. A Aston Martin divulgou que serão produzidas menos de 1.000 unidades por ano. Inicialmente, cada uma terá um preço sugerido de U$ 429.000, cerca de R$ 2,42 milhões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.