Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Audi A1 Sportback

Chegou a versão que faltava, a de quatro portas

Por Paulo Campo Grande | fotos: Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 12h10 - Publicado em 3 dez 2012, 12h14
lancamentos

Se você simpatiza com o Audi A1, mas nunca pensou seriamente no modelo pelo fato de ele só ter duas portas, a partir de agora abre-se uma nova possibilidade para sua garagem. Está chegando o Sport-back, o A1 de quatro portas. De acordo com a Audi, você não está sozinho. A empresa estima que o carro responderá por 75% das vendas do A1 no Brasil.

O A1 Sportback é oferecido em duas versões. A mais simples, Attraction, tem acabamento interno preto, bancos “conforto” e volante e alavanca de câmbio revestidos de couro. Entre os equipamentos, traz coluna de direção ajustável, ar-condicionado, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16.A mais completa, Ambition, conta com acabamento interno preto brilhante, bancos “esportivos”, rodas aro 17 e os mesmos equipamentos presentes na Attraction, além de sensores crepuscular e de chuva. A unidade mostrada aqui é a Ambition equipada com opcionais. Os preços partem de 99 900 reais, para a versão Attraction, e 114 900 reais, para Ambition.

Ambas são equipadas com motor 1.4 16V com injeção direta e turbocompressor. Na Ambition, um diferencial: sistema de alimentação mais sofisiticado, com um compressor mecânico associado ao turbo original. Na Attraction, o motor gera 122 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, enquanto na Ambition atinge 185 cv e 25,5 mkgf. A transmissão com dupla embreagem e câmbio de sete marchas é igual nos dois casos.

Ao volante, o A1 Ambition é um carro que provoca e depois banca o desafio. Mas, nessa apresentação, a novidade não é o comportamento esportivo, que já existia na versão de duas portas, e sim a presença das portas adicionais. Sem dúvida, elas facilitam a vida, mas o espaço traseiro continua apertado. O assento tem altura suficiente para acomodar as pernas de uma pessoa de 1,70 metro. Mas o encosto é tão vertical quanto o de um banco concha de competição. Por fora, o design ficou bem resolvido, sem a aparência de adaptação – o que às vezes acontece com os projetos. E o melhor: a mudança satisfaz a maioria.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

A carroceria
 de quatro portas deixou o A1 mais confortável e versátil, sem abrir mão de seu caráter esportivo.

636_a1_01.jpg

Aerofólio e saias laterais são acessórios S-Line | GPS é opcional em pacote que custa 14 000 reais | Motor 1.4 16V tem versões com 122 e 185 cv

FICHA TÉCNICA
Motor diant., transv., 4 cil., 16v, turbo (compressor)
Cilindrada 1 390 cm3
Potência 122 / 185 cv
Torque 20,4 / 25,5 mkgf
Câmbio automatizado, 7 marchas, dianteira
Dimensões comprimento, 395 cm; largura, 175 cm; altura, 142 cm; entre-eixos, 247 cm
Peso 1225 / 1290 kg
Equipamentos ESP, airbags, isofix, rodas de liga e ar-condicionado
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.