Audi A5 e RS5 ganham versões que cobram mais de R$ 35.000 pelos extras
A5 Carbon Edition é limitado e tem detalhes em fibra de carbono; RS5 Competition Plus é preparado para pista e custa R$ 64.000 a mais que o original
Em dose dupla, a Audi está lançando no Brasil duas versões especiais. O Audi A5 Carbon Edition traz tudo o que a versão original tem de melhor, com o acréscimo de detalhes estéticos e únicas, além de ser limitada a apenas 50 unidades. A segunda é o RS5 Competition Plus, que traz acertos especiais para as pistas e ganho de desempenho.
Começando pelo mais básico, o A5 Carbon Edition faz jus ao nome. Ele troca os detalhes cromados, incluindo o logo da montadora, são substituídos por black piano. A fibra de carbono aparece no pequeno aerofólio na traseira e nos retrovisores. Mas isso não impacta no desempenho do sedan, que mantém os 1.615 kg.
O motor também é o mesmo do modelo padrão. O A5 Carbon traz sob o capô o motor 2.0 turbo, com auxílio de um sistema elétrico de 12V, o que dá a ele o status de híbrido leve. Ao todo, ele gera 204 cv e 32,6 kgfm e faz de 0 a 100 km/h em 7,2 s. O câmbio é o automático S Tronic de sete velocidades.
Por dentro o A5 traz materiais e acabamento requintados. O painel das portas é revestido de Alcantara, os bancos são de couro napa e as pedaleiras de aço inoxidável. E para combinar com o tema da edição limitada, a cor que predomina no interior é o preto.
A multimídia tem tela de 12,3’’ e pode parear até três smartphones simultaneamente. O quadro de instrumentos é digital e pode espelhar o Android Auto e Apple CarPlay, assim como a central. Há também carregador por indução e o mais especial, uma plaqueta de identificação com o número de série do modelo.
Enquanto isso, o RS5 Competition Plus não é apenas um rostinho bonito e recebeu ajustes mecânicos para ficar no meio termo entre um carro de rua e de pista. Começando pela suspensão, ela foi rebaixada em 10 mm, se comparado com o RS5 padrão. Porém, o motorista pode rebaixá-la em mais 10 mm, ficando assim 20 mm baixo que o original.
Sob o capô, o V6 2.9 biturbo também ganhou ajustes. Ele mantém seus 450 cv e 61,2 kgfm de torque, mas o tempo de 0 a 100 km/h cai para 3,8 s (melhoria de 0,1 s) e a velocidade máxima sobe 290 km/h (antes era 280 km/h). O câmbio é o Tiptronic de oito marchas, que também foi melhorado para trocas mais rápidas.
O sistema de escape foi o único que não ganhou nada. Na verdade, a Audi Sport reduziu o isolamento acústico para favorecer o ronco mais alto. Essa modificação também reduziu o peso do RS5 em 8 kg.
No design, o esportivo ganha um novo conjunto aerodinâmico, com soleiras loterias e difusores traseiros. As duas saídas de escape são pintadas em preto fosco, e as rodas de 20’’ tem raio em forma de Y e são pintadas em preto brilhante.
Por dentro, o Alcantara toma conta da cabine, revestindo bancos, câmbio, volante, painel e portas. Os bancos são diferentes entre as versões Competition Plus e Competition Plus Track, com a segundo ganhando assentos de concha esportivos. Mas o preço é sempre o mesmo: R$ 849.990.
O A5 Carbon Edition é mais barato e sai por R$ 397.990, R$ 36.000 a mais que a versão padrão, S Line. Mas o preço pode chegar aos R$ 406.990, se o cliente optar pelo sistema de som opcional Bang & Olufsen 3D, com 19 auto-falantes e um amplificador de 16 canais com 755 watts de potência.