Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Audi desiste de mudar os nomes dos carros após todo mundo achar confuso

Depois de apenas dois anos, Audi abandona os números pares para carros a elétricos e ímpares para a combustão, adotando novamente as siglas TFSI e e-Tron

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 6 fev 2025, 12h41 - Publicado em 5 fev 2025, 18h44
Audi Q8 e-tron
 (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

Você sabe como funciona a nomenclatura da Audi? Para quem não se lembra, no início de 2023, a montadora alemã decidiu mudar o esquema de nomes, deixando os números ímpares para os carros a combustão e os pares para os elétricos.

Mas se você não sabia dessa informação ou estava confuso com o sistema adotado pela montadora, pode ficar tranquilo, pois eles retrocederam e estão adotando novamente o modelo antigo.

Ou seja, esqueça essa diferenciação por números. Agora, eles servem só para determinar o tamanho dos veículos, como já estávamos acostumados. E o que motivou a reversão foi justamente o feedback de clientes e concessionários, que acharam o sistema de pares para elétricos e ímpares para motores a combustão muito confuso.

AUDI A5
O A5, na verdade, é o substituto a combustão do A4. Como a mudança não é retroativa, ele continuará se chamando A5 mesmo (Divulgação/Quatro Rodas)

Para diferenciar os tipos de trens de força, a Audi usará as siglas que já conhecemos. TFSI serão os carros a gasolina, e-Tron os elétricos, TDI os modelos a diesel e, por fim, TFSIe serão os híbridos. Quanto às iniciais A e Q, elas continuam como sempre foram: a primeira para sedãs e a segunda para SUVs.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

E a nova nomenclatura já mudou até os planos de lançamento da marca. Seguindo a antiga lógica, a nova geração a combustão do A6, que chega em março, seria o A7. Mas agora que a marca recuou e ele será A6 mesmo, apenas ganhando o sobrenome TFSI para fazer dupla com o A6 e-Tron.

 

Audi A6 Sportback e-tron
Com a mudança, o Audi A7 volta a ser A6 e fará par com o A6 e-Tron (foto) (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Porém, as mudanças não serão retroativas. Isso vale para o A5, que foi lançado como substituto do antigo A4. Nesse caso, ele vai continuar se chamando A5 mesmo. O nome A4 seria reservado para um sedã compacto elétrico, mas agora ele está meio perdido, esperando a marca decidir o que fazer.

Pode ser que essa ideia fique na geladeira por mais um tempo, já que a Audi desistiu dos planos de se tornar totalmente elétrica. Vendo que a procura por elétricos está menor, a marca dos quatro anéis decidiu ser “flexível”, mantendo os carros a combustão vivos e apostando em outras tecnologias, como os híbridos plug-in.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.