Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Audi deve lançar o luxuoso A9 e-tron em 2020

Modelo elétrico ficará acima do A8 e terá tecnologias como carregamento da bateria por indução e sistema autônomo avançado

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h35 - Publicado em 31 ago 2016, 16h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi prologue Avant
    Audi prologue Avant ()

    A Audi terá um novo modelo topo de linha na sua gama de veículos. A novidade, com o possível nome de A9 e-tron, deve entrar em produção em 2020 para ocupar o degrau acima do sedã A8. A promessa é de uma motorização totalmente elétrica e com tecnologia autônoma.

    LEIA MAIS:

    >> Audi pode lançar esportivo abaixo do R8 baseado nos Porsche de entrada

    >> Teste: Audi A4 – coadjuvante com muito orgulho

    >> Teste: Audi RS 3 – um monstro em miniatura

    Continua após a publicidade

    >> Teste: Audi TTS Roadster – esportivo de raiz à capota

    De acordo com a AutoCar, o modelo compartilhará diversos componentes com o conceito Q6 e-tron. O CEO da Audi declarou: “Em 2020 teremos três veículos elétricos compondo nosso line-up”. Ele ainda deu detalhes à publicação britânica. “Vamos começar com a versão de produção do Q6 e-tron, que terá uma autonomia de até 500 quilômetros. Em 2025, 25% da nossa gama contará com modelos elétricos.” O nome A9 e-tron não é confirmado oficialmente, mas há grande possibilidade da fabricante o adotar.

    Audi prologue Avant
    Audi prologue Avant ()
    Continua após a publicidade

    Quando chegar ao mercado, o Audi A9 e-tron terá a concorrência de modelos como o Tesla Model S. A mecânica será composta por três motores elétricos que combinados desenvolverão até 370 kW (503,1 cv) de potência e 81,6 mkgf de torque, sempre no modo mais esportivo.

    A aceleração é estimada em 4,6 segundos, enquanto a velocidade máxima curiosamente seria limitada em 210 km/h. Dos três conjuntos motrizes elétricos, o dianteiro será responsável por tracionar as rodas dianteiras, enquanto os dois motores serão dedicados ao eixo traseiro.

    A plataforma do novo A9 e-tron será compartilhada também com o futuro Q6 e-tron, bem como a carroceria de alumínio e bateria com refrigeração líquida que será acoplada na base da cabine de ambos. Além de ser reabastecido por uma tomada como todo veículo elétrico plug-in, a bateria poderá ser carregada também por indução (sem fios). Para isso, bastará estacionar o veículo sobre uma placa condutora desenvolvida pela Audi.

    Continua após a publicidade
    Audi prologue Avant
    Audi prologue Avant ()

    O novo A9 e-tron promete estrear o nível quatro de sistema autônomo, sendo que o nível três da tecnologia aparecerá na quarta geração do A8 em 2017. No sedã de luxo A8, o sistema autônomo de nível três será capaz de verificar ativamente os arredores, além de acelerar, desacelerar e dirigir sem precisar que o motorista esteja com as mãos no volante.

    No futuro A9 e-tron, que contará com nível quatro, as capacidades do modo autônomo serão ainda mais avançadas, a exemplo do carro dirigir sozinho não só por rodovias, mas também no ambiente urbano. O diretor de elétrica da Audi conclui. “o nível quatro é um desafio, porque exige melhorias consideráveis ​​para sensores e poder de processamento”.

    Continua após a publicidade
    Audi prologue Avant
    Audi prologue Avant ()

    Em relação ao design, o novo modelo terá inspiração nos conceitos Prologue e Prologue Avant — este último ilustra as fotos da matéria, e foi apresentado pela marca no Salão de Genebra de 2015. As linhas gerais do desenho já foram aplicadas nos últimos lançamentos da marca, como o esportivo TT, o sedã A4, o utilitário Q7 e, mais recentemente, no cupê A5. A versão de produção do Audi A9 e-tron tem previsão de ser revelada em 2020.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.