Audi Q8 2025 chega ao Brasil com novo foco e faróis personalizáveis
SUV topo de linha agora assume um posicionamento mais esportivo na linha, deixando o refinamento para o Q7
O Audi Q8 estreia no Brasil a sua linha 2025, que chega acompanhada por mudanças visuais, mecânicas e de posicionamento. Agora, o SUV topo de linha da marca assume uma posição mais esportiva e é vendido em versão única, a Performance Black, a partir de R$ 774.990 – mas que pode beirar os R$ 850.000 quando equipado com todos os opcionais disponíveis.
As maiores novidades estéticas do Q8 aparecem na dianteira, que passa a ter a grade principal em novo formato e separada das demais aberturas. Estas, no para-choque, estão maiores, com as laterais posicionadas mais próximas aos faróis.
Por falar nos faróis, eles têm formato semelhante aos anteriores, mas iluminação totalmente nova, com leds matriciais e quatro opções de assinatura luminosa a serem escolhidas na central multimídia. Como opcional, por R$ 26.000, eles podem ganhar iluminação complementar de laser.
Na traseira, as lanternas também passam por um redesenho e têm diferentes opções de assinatura, seguindo combinações com a assinatura dos faróis. O para-choque também mudou e a tampa traseira com abertura elétrica revela o grande porta-malas de 605 litros.
Outras novidades ficam por conta das rodas diamantadas de 23 polegadas e pelos detalhes do exterior, como frisos e logotipos, sempre na cor preta – seguindo a proposta de esportividade, que pode receber ainda, por R$ 8.000 a mais, as capas dos retrovisores em carbono.
As quatro argolas da Audi inauguram uma nova aparência 2D e há três novas opções de cores, somando nove. As novas são o Vermelho Chilli, o Azul Ascari e o Bege Sakhir Ouro, que aparece nas imagens de divulgação.
O interior do Q8 muda pouco e mantém o alto padrão de acabamento, bem como o formato e a disposição do painel. Há opção de acabamento em couro Valcona cinza claro ou preto, com costuras contrastantes, mas os bancos são sempre os concha, emprestados do RSQ8. O quadro de instrumentos tem novo layout, mas mantém as 12,3″, assim como a central multimídia, de 10,1″. Logo abaixo, a tela de 8,6″ é dedicada para controles de climatização.
Ainda entre os equipamentos, o novo Audi Q8 tem assistente semiautônomo de estacionamento, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, bancos elétricos dianteiros com memória para o motorista, ar-condicionado de quatro zonas, câmera 360° e sistema de som Bang&Olufsen de 17 alto-falantes e 730 Watts de potência.
O pacote pode receber também o head-up display por mais R$ 16.000, com informações projetadas no para-brisa, e o sistema Night Vision, que detecta pessoas e animais com visão noturna, por R$ 24.000.
A mecânica é híbrida-leve, ou seja, combina um motor V6 3.0 turbo de 340 cv e 51 kgfm a um sistema elétrico de 48V que substitui o alternador e atua em condições específicas com a promessa de menor consumo de combustível e redução de emissões. Entre suas funções está o modo roda livre entre 55 e 160 km/h, quando, em velocidade constante, sem exigência de desempenho, o motor a combustão é “desligado” e o sistema elétrico mantém o funcionamento do veículo.
Para acompanhar a motorização há um câmbio automático Tiptronic de oito marchas e tração integral quattro do tipo Torsen, e eixo traseiro que esterça até 5 graus para auxílio em manobras. Com esse conjunto, a Audi aponta que o Q8 vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e chega aos 210 km/h, limitados eletronicamente.