Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Audi RS Q8 é quase tão forte quanto um Urus custando menos da metade

Audi também mostra em Los Angeles o E-Tron Sportback, versão com pinta de cupê do SUV elétrico

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 nov 2019, 17h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi RS Q8
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Se o Audi Q8 vendido no Brasil, com motor V6 3.0 de 340 cv, não consegue dar ao motorista a sensação de esportividade que o visual dá, o RS Q8 apresentado no Salão de Los Angeles promete mudar isso.

    A grade com acabamento em preto brilhante e formato de favos de mel é exclusiva da versão, assim como o spoiler traseiro, maior e funcional, e a peça que faz as vezes de extrator na base do para-choque traseiro.

    Audi RS Q8
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Como opcionais, há pacotes para deixar algumas peças de acabamento (como os retrovisores, por exemplo) pretas, ou para trocá-las por partes de fibra de carbono. Os faróis de led Matrix também são opcionais. 

    Continua após a publicidade
    Audi RS Q8
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Mas o Q8 é um carro que naturalmente chama muita atenção nas ruas. E A grande sacada da versão enfurecida RS é também fazer bonito nas pistas. 

    Audi RS Q8
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Seu motor é o V8 4.0 biturbo combinado com um sistema híbrido parcial, que entrega 600 cv e 81,6 mkgf de torque entre 2.200 e 4.500 rpm. Ele está combinado com o câmbio automático de oito marchas e a tração integral Quattro.

    Continua após a publicidade

    Esse é o segredo para o enorme SUV cupê chegar aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, e aos 200 km/h em meros 13,7 s.

    Audi RS Q8
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Para efeito de comparação, o Lamborghini Urus, que é baseado na mesma plataforma e usa uma versão do motor V8 com 650 cv, chega aos 100 km/h em 3,6 s e aos 200 km/h em 12, 8 s.

    Por não ter velocidade limitada eletronicamente a 250 km/h, o Urus consegue chegar a 305 km/h. Mas pode custar até três vezes mais que o RS Q8, que começa a ser vendido na Europa no início de 2020.

    Continua após a publicidade

    SUV cupê até entre os elétricos

    A Audi não resistiu e fez uma versão cupê do SUV elétrico E-Tron, que acaba de entrar em pré-venda no Brasil por R$ 459.990.

    Audi E-Tron Quattro
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Batizado E-Tron Sportback, ele é um dos 30 elétricos que a marca pretende lançar até 2025.

    E, a exemplo do Q3 Sportback ele se diferencia, principalmente, pela seção após as portas traseiras, mudando o desenho das portas traseiras e o caimento do teto.

    Continua após a publicidade

    Apesar das mudanças, mantém os 4,9 m de comprimento e tem 615 litros de capacidade do porta-malas.

    Audi E-Tron Quattro
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Há duas opções mecânicas. A versão 50 Quattro possui dois motores elétricos, que somam 312 cv e 55 mkgf. Sua bateria de 71 kWh garante autonomia de 357 km km no ciclo WLTP.

    Já a versão 55 tem bateria de 95 kWh, 120 kg mais pesada. Mas compensa o peso extra com motores mais potentes, que somam 360 cv, e tem modo overboost capaz de elevar a potência a 407 cv. A autonomia chega a 445 km em ciclo WLTP.

    Continua após a publicidade
    Audi E-Tron Quattro
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Também há diferença no desempenho. Enquanto o E-Tron Sportback 50 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 s, o 55 faz o mesmo em 5,7 s.

    Audi-e-tron_Sportback-2021-1600-2a
    (Divulgação/Audi)

    Assim como o E-Tron normal, o Sportback pode trocar os espelhos retrovisores por câmeras, que exibem as imagens da lateral do carro em telas de alta resolução nas portas.

     

    Na Europa, onde começa a ser vendido no segundo trimestre de 2020, o E-Tron Sportback terá preço inicial de 71.350 euros (332.000 reais no câmbio atual), menos que os 80.900 euros pedidos pelo E-Tron convencional.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.