Um modelo icônico, que agora carregará isso até no nome. Para celebrar antecipadamente os 25 anos do Audi TT, a marca alemã anunciou o TT RS Iconic, a nova versão do cupê limitada em apenas 100 unidades. Ele pode marcar o início da despedida do cupê, que não terá nova geração.
Sob o capô, nada muda e o Audi TT RS Iconic mantém o motor de cinco cilindros 2.5 turbo de 400 cv e 48,94 kgfm acoplado a transmissão automática com dupla embreagem e sete marchas, assim como o modelo padrão que estreou em 2016.
De especial, o esportivo traz um novo kit aerodinâmico testado em túnel de vento, que ajuda o TT a melhorar seu desempenho nas curvas. Entre as novidades, está a nova asa fixa traseira feita de fibra de carbono e o novo difusor traseiro. A dianteira ganhou um divisor robusto, canards nas extremidades e lâminas nas entradas de ar.
Mesmo com as novidades aerodinâmicas, o desempenho do TT RS se mantém inalterado para essa versão. A Audi declara os mesmos 3,7 s para acelerar de 0 a 100 km/h e 280 km/h de velocidade máxima.
A principal adição estética está na pintura, já que a Audi trouxe exclusivamente a cor cinza Nardo, que foi utilizada no primeiro TT lançado em 1998. Novas rodas com sete raios de 20’’ com pinças de freio pretas completam o visual externo.
A única cor mais chamativa que veremos está no interior. As costuras e decorações no acabamento são em um amarelo vivo, que contrasta com o Alacantara preto dos bancos e do painel central e com o cinza do couro Nappa, utilizado no acabamento das portas. Para finalizar, a alavanca do câmbio vem com uma inscrição indicando qual o número de série do modelo.
O TT RS Iconic será exclusivo para o mercado europeu, já que nos EUA o cupê já se despediu com a versão Heritage Edition lançada no começo do ano. É provável que essa seja uma das últimas versões do modelo, já que existem planos para transformar o TT em um crossover elétrico num futuro próximo.
As vendas começam em 2023 e, no Reino Unido, seu preço partirá das 87.650 libras, aproximadamente R$ 521.500 na cotação atual.