Para recuperar o tempo perdido, a Toyota está acelerando o desenvolvimento da sua primeira bateria de estado sólido. Em parceria com a refinadora Idemitsu Kosan, a montadora japonesa pode lançar nos próximos anos um carro com esse novo tipo de célula, mais segura e eficiente que as baterias de estado líquido atuais.
A ideia inicial era que o projeto só terminasse por volta de 2027 ou 2028, com uma produção em massa prevista só para 2030. Mas as coisas parecem ter mudado, e o cronograma foi antecipado, com isso, podemos ver o primeiro Toyota elétrico com bateria de estado sólido sendo produzido em larga escala já nos próximos dois anos.
“Estaremos lançando nossos veículos elétricos com baterias de estado sólido daqui a alguns anos. Será um veículo que carregará em 10 minutos, dando uma autonomia de 1.200 km (750 milhas) e a esperança de vida será muito boa”, disse Vikram Gulati, chefe da Toyota Kirloskar Motor na Índia, em entrevista à Reuters.
A introdução desse novo tipo de bateria pode representar uma grande revolução no mercado automotivo, sendo uma resposta da Toyota aos atuais líderes do segmento, Tesla e BYD.
Com uma autonomia de aproximadamente 1.200 km e um carregamento ultrarrápido, as baterias em estado sólido são superiores às tradicionais que utilizam eletrodos em estado líquido ou sólido. A maior vantagem é a densidade energética muito maior, o que permite armazenar mais energia em um pacote de baterias menor e mais leve. Elas também são mais seguras, uma vez que são menos propensas a pegar fogo do que as baterias de íons de lítio.
O maior desafio é a produção complexa das baterias de estado sólido. Cada camada das células precisa ser empilhada de maneira rápida, precisa e sob altíssima pressão além de terem sensibilidade maior a fatores como umidade e oxigênio. Mas aparentemente, a Toyota já conseguiu contornar esse problema, assim como o da durabilidade menor dessas baterias.
A montadora japonesa é a líder em patentes para esse tipo de baterias, tendo 8.274 registros segundo a GlobalData. Além da petrolífera Idemitsu Kosan, que extrai do refino do petróleo produtos que são usados para se obter o sulfeto de lítio, material intermediário necessário para gerar eletrólitos sólidos, outras grandes empresas também são parceiras da Toyota no desenvolvimento das baterias de estado sólido, entre elas a Panasonic.