O tradicional motor W12 da Bentley está com os dias contados. Este motor, que surgiu em 2003 com a junção de dois motores VR6, foi um meio de elevar os números de potência e torque sem comprometer o conforto e silêncio dos carros da marca, mas os motores híbridos atuais podem fazer isso melhor.
Não por acaso, o Batur é o último Bentley equipado como motor W12, cujo substituto acaba se ser revelado. É um motor V8 com sistema híbrido plug-in até mais potente que o W12.
Esse novo motor V8 eletrificado promete entregar 750 cv de potência e mais 102 kgfm de torque (o número definitivo não foi divulgado) em sua versão de produção. Na prática, supera em mais de 90 cv a potência do último Bentley Continental GT Speed equipado com motor W12.
A Bentley também anuncia um alcance elétrico de 80 km, mas ainda não se sabe detalhes sobre o novo motor elétrico e a bateria que o alimenta. A propósito, a fabricante britânica não confirmou nem mesmo se o motor V8 a gasolina é o mesmo 4.0 biturbo presente em alguns dos seus carros – o que levaria a acreditar ser o mesmo conjunto do novo Lamborghini Urus híbrido plug-in.
A despedida do W12 marca o fim de uma era de duas décadas, durante as quais cerca de 105.000 desses motores foram produzidos. Modelos como o Bacalar, Batur e Batur Convertible receberão uma homenagem final, destacando a importância e o legado do W12 na história da Bentley.
Embora esteja caminhando para eletrificar todos os seus carros, a Bentley anunciou recentemente que está adiando seus planos para ter um carro elétrico. Acontece que todos os fabricantes perceberam uma queda no interesse por carros elétricos e a Bentley não quer perder dinheiro com isso agora.