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Bicicleta elétrica da Lotus tem motor da Nasa e custa R$ 130.000

Com produção limitada, Type 136 tem motor de apenas 300 gramas e pesa menos de 10 kg no total

Por Julio Cabral
7 nov 2023, 14h01 • Atualizado em 6 Maio 2024, 17h00
Bicicletas, scooters e patinetes elétricos formam a maior frota de veículos de emissão zero
Bicicletas, scooters e patinetes elétricos formam a maior frota de veículos de emissão zero (Divulgação/Lotus)
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  • A Lotus é famosa por seus carros de corrida e esportivos de rua super leves, não poderia ser diferente com as suas bicicletas. A marca britânica apresentou a Type 136, sua bike elétrica de alto desempenho e preço igualmente elevado: 25.000 euros, valor que equivale a R$ 130.000. 

    Para justificar esse preço, a Type 136 traz tecnologias de usos exóticos, entre elas, um motor elétrico derivado do usado pelo projeto Mars Lander, a série de pousadores da NASA enviados para Marte. A explicação é bem direta: é uma aplicação em que o peso e a falta de manutenção são os principais fatores.

    Como todo o resto do conjunto, o motorzinho é uma parte focada no baixo peso, atingindo apenas 300 gramas. O motor vai integrado à estrutura do quadro. 

    Bicicleta elétrica Lotus Type 136
    Type 136 não chega a pesar 10 kg totais (Divulgação/Lotus)

    Já a bateria é disfarçada como se fosse uma garrafinha, podendo ser removida e instalada com apenas um clique. O conjunto elétrico total tem peso de apenas 1,2 kg. Nada mal para quem está lançando sua primeira bicicleta elétrica.  

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    Feita à mão na Itália, a bike aposta em um conjunto ultraleve, não apenas o motor de auxílio. São apenas 9,8 kg totais, uma marca atingida com o uso quase que irrestrito de fibra de carbono. O trabalho foi feito em conjunto com a HPS

    Desde sua primeira bike de corrida a marca se destacou. Foi com a Type 108 que a Lotus imperou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, de 1992, quando Chris Boardman conquistou a medalha de ouro. 

    Bateria da bicicleta elétrica Lotus Type 136
    A bateria do motor elétrico tem formato de garrafinha (Divulgação/Lotus)
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    A aerodinâmica também foi muito bem trabalhada. São usados manetes em “V”, garfos em forma de asa e corrente semi oculta, o que ajuda a furar o ar com maior facilidade. O design se destaca ainda pelo uso de uma barra de quadro baixa, perfeita para garantir um uso mais ágil.

    Claro que não poderia faltar a clássica pintura da marca, uma combinação de preto com detalhes dourados, decoração capaz de despertar o mais profundo saudosismo nos fãs da Fórmula 1.

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    Tal como o nome deixa desconfiar, serão apenas 136 unidades produzidas, cada uma numerada. A apresentação será em novembro, contudo, as entregas começarão apenas a partir de março de 2024.

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