BMW 530e Luxury chega ao Brasil com muito luxo e fazendo até 24 km/l
Sedã chega para fazer companhia à versão M Sport e tem leves alterações no visual
Solitário, o BMW 530e M Sport era o único modelo da Série 5 disponível no Brasil — até agora. A marca anunciou a chegada da versão Luxury do sedã híbrido, que altera alguns detalhes visuais para deixar o modelo “mais tradicional e menos esportivo”.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A BMW optou por trazer apenas os 530e ao Brasil por conta de incentivos fiscais. Atualmente, o imposto cobrado para a importação de modelos híbridos e elétricos é menor, assim como o IPI. Alguns estados até dão desconto ou isenção total no IPVA para os EVs.
Como dito, a nova versão Luxury recebe apenas algumas atualizações visuais. Há detalhes cromados na grade e nos para-choques dianteiro e traseiro; estes que ganharam novos desenhos assim como as rodas de 19’’.
Por dentro, os bancos dianteiros esportivos dão lugar aos assentos Comfort em couro Nappa e com sistema de ventilação. O painel recebe novo acabamento em alumínio e uma tela de multimídia adicional foi instalada para os passageiros do banco traseiro.
De resto, o BMW 530e Luxury mantém as especificações de equipamento do seu equivalente esportivo. São duas telas de 12,3’’ (uma para o painel de instrumentos e outra para multimídia) carregador por indução, Driving Assistant (sistema de condução semiautônoma), estacionamento automático e Assistente Pessoal Inteligente BMW, que é ativado por voz e é capaz de executar inúmeras funções do veículo, explicar o funcionamento de equipamentos e aprender os hábitos do motorista para adaptar suas funções.
A motorização, também não muda: o 530e Luxury usa trem-de -orça híbrido plug-in alimentado por uma bateria de íons de lítio de 12 kWh, localizada à frente do eixo traseiro. Segundo a BMW, é possível carregá-la completamente em 3h e 36 minutos utilizando o Flexible Fast Charger, disponível como cortesia e que acompanha um cabo extra que eleva a potência de recarga para 3.7 kW.
O motor é o quatro cilindros 2.0 a gasolina de 184 cv e 30,59 kgfm. Já o motor elétrico está montado sobre a transmissão automática Steptronic, de oito velocidades, com borboletas atrás do volante para trocas de marchas. Ao todo, o conjunto desenvolve 292 cv e 42,82 kgfm de torque, que é enviado sempre ao eixo traseiro.
A BMW chama atenção para a economia do modelo. De acordo com o Inmetro, o 530e Luxury tem médias de 24 km/l na cidade e 25,8 km/l na estrada. Além disso, é possível andar 56 km apenas utilizando energia elétrica, segundo as regras do ciclo WLTP.
O 530e Luxury é produzido em Dingolfing, na Alemanha, e já está disponível para o público brasileiro por R$ 464.950. O preço é um pouco mais salgado que a versão M Sport, que está custando R$ 452.950.