A BMW inaugurou sua fábrica de Araquari (SC) em outubro de 2014, anunciando que dessa unidade sairiam cinco modelos até o fim de 2015. Os carros já são conhecidos. Além do sedã 320i ActiveFlex, o primogênito, virão o hatch da Série 1, os SUVs X1 e X3 e o Mini Countryman.
A empresa, porém, evitou dizer a sequência dos lançamentos, que nós revelamos agora. O segundo BMW nacional será o SUV X3, que compartilha a plataforma com o 320i e é aguardado para o fim do primeiro trimestre, equipado com o mesmo motor 2.0 16V flex, de 184 cv, do sedã. Depois virá o Mini Countryman, que será o primeiro Mini made in Brazil e também o modelo que vai introduzir em nosso mercado a plataforma UKL do grupo BMW, para veículos com tração dianteira e integral.
O Countryman e o X1 terão opções 4×2 e 4×4, enquanto o Série 1 será apenas 4×2. O Mini será mostrado em junho, e o Série 1 chega em setembro. O X1 faz sua avant-première, em dezembro, já na nova geração (a segunda), queainda é inédita no mundo. Seu lançamento no Brasil ocorre logo após o da Alemanha, onde será apresentado entre os dias 17 e 27 de setembro, no Salão de Frankfurt.